O teor de umidade de equilíbrio, também denominado umidade de equilíbrio higroscópico, é o teor de umidade na qual a pressão de vapor d'água no produto é igual à do ar que o envolve, ou seja, não existe nenhum tipo de troca entre eles (SOKHANSANJ & YANG, 1996).
Umidade de equilíbrio corresponde ao teor de água (umidade) que o produto alcançará ao ser exposto ao ar com valores de temperatura e umidade relativa conhecidos. Os resultados são apresentados em uma tabela ao variar a temperatura do ar (°C) e a umidade relativa do ar (%).
Equilíbrio Higroscópico das Sementes é a relação dinâmica entre a pressão de vapor do ar ambiente e a da semente ou grão, que representa a igualdade de razão de transferência de água, em forma de vapor, do grão para o ambiente ou vice-versa ou seja a umidade do grão sempre entra em equilíbrio com a umidade relativa e a ...
Segundo a ABNT NBR 7190/1997 o teor de umidade da madeira (TU) corresponde à relação entre a massa da água nela contida e a massa da madeira seca. A equação 1 fornece a relação para determinação do teor de umidade da madeira, onde m1 é a massa inicial da madeira (em gramas) e m2 é a massa de madeira seca (em gramas).
Resumo: O valor característico é um valor que corresponde ao percentil de 5% da distribuição de probabilidade que melhor se ajustar aos valores obtidos nos ensaios realizados sobre condições específicas. ... Palavras-chave: madeira, distribuição de probabilidades, confiabilidade.
A madeira é um material produzido a partir do tecido formado pelas plantas lenhosas com funções de sustentação mecânica. ... As plantas que produzem madeira (árvores) são perenes e lenhosas, caracterizadas pela presença de caules de grandes dimensões, em geral denominados troncos, que crescem em diâmetro ano após ano.
A lignina é um dos principais constituintes da madeira. Sua função biológica é proteger o tecido vegetal contra a oxidação e a ação de microorganismos. ... A complexa estrutura da lignina pode ser visualizada como um edifício formado por unidades moleculares de propano-fenol substituídos com vários grupos funcionais.
A lignina sulfítica é obtida pelo tratamento da madeira com hidróxido de sódio e sulfito de sódio; a sulfática é produzida pela reação da madeira com sulfeto de sódio em meio básico. c) como extrativo - A lignina é obtida pela extração com solventes orgânicos a partir do vegetal finamente moído.
A lignina é uma macromolécula tridimensional amorfa encontrada em vegetais associada à celulose na parede celular cuja função é de conferir rigidez, impermeabilidade e resistência a ataques microbiológicos e mecânicos aos tecidos vegetais.
A ligação β faz com que esse polissacarídeo tenha uma estrutura bem rígida. Diferentemente do amido e do glicogênio que são polissacarídeos formados pela união de moléculas de α-glicose. Por essa razão, os seres humanos não conseguem digerir a celulose ingerida.
Quimicamente, a celulose também é um polímero de glicose, mas que se unem através de ligações do tipo beta 1 - 4. Esse tipo de ligação é que confere à celulose a propriedade de não ser digerível, uma vez que a torna insolúvel em água e confere resistência às reações químicas.