O Solo Arenoso, chamado também de "solo leve", é um tipo de solo muito presente na região nordeste do Brasil. Ele possui uma textura leve e granulosa, sendo composto, em grande parte, por areia (70%) e, em menor parte, por argila (15%).
Pode ser encontrado principalmente na região Nordeste do Brasil. Calcário - Este solo é composto por partículas rochosas, é considerado inadequado para agricultura, por exemplo, por esquentar muito rapidamente quando recebe os raios solares. Pode ser encontrado nos desertos.
O solo calcário é um tipo de solo que contém muito cálcio ou cal, um material muito usado na construção de casas. São solos calcários os que apresentarem mais de 30% de calcário.
A calagem, a partir do calcário agrícola tem objetivos fundamentais como extinguir decorrências tóxicas do alumínio, proporcionar no solo teores ideais de cálcio e magnésio, diminuir efeitos tóxicos do manganês e o mais imprescindível, adequar o pH da solução do solo, para que os nutrientes se tornem assimiláveis pelas ...
Solos siltosos O Silte está entre a areia e a argila e é o “primo pobre” destes dois materiais nobres. É um pó como a argila, mas não tem coesão apreciável. Também não tem plasticidade digna de nota quando molhado. Estradas feitas com solo siltoso formam barro na época de chuva e muito pó quando na seca.
O solo arenoso requer fundações profundas com estacas, geralmente de aço ou concreto armado, para evitar esse efeito e garantir a segurança da estrutura. Normalmente, as construções portuárias se utilizam dessas estacas preenchidas com betão para aumentar a resistência da fundação.
O espaço poroso ocupado varia na razão inversa da densidade do solo (LEPSCH, 2011), pois quanto maior a densidade menor a porosidade, sendo o contrário também verdadeiro. Assim, ao contrário do que o senso comum nos leva a pensar, os solos arenosos são mais densos e, portanto, menos porosos que os solos argilosos.