Um sistema embarcado (ou sistema embutido) é um sistema microprocessado no qual o computador é completamente encapsulado ou dedicado ao dispositivo ou sistema que ele controla. ... Fisicamente, os sistemas embarcados passam desde leitores MP3 a semáforos.
Interrupção é um evento que faz a CPU parar o programa principal e executar uma tarefa ou um serviço que está diretamente relacionado com esse evento. Pode ser gerada internamente ou externamente ao chip.
Definição – Microcontroladores São utilizados em projetos de sistemas eletrônicos, tendo como principal função a execução de uma aplicação, ou conjunto de aplicações, relacionadas como um único sistema [3]. Isto é, existe um programa que é embutido no microcontrolador e que interage com o meio externo.
Os microcontroladores são concebidos para aplicações embarcadas, em contraste com os microprocessadores utilizados em computadores pessoais ou outras aplicações de uso geral. ... Microcontroladores de sinal misto são comuns, integrando componentes analógicos necessários para controlar sistemas eletrônicos não digitais.
Um microprocessador é um circuito eletrônico bastante complexo contendo milhares ou até milhões de transistores construídos sobre uma pequena lâmina de silício. ... Os microprocessadores podem ser encontrados em diversos equipamentos, mas seu papel mais comum hoje é funcionar como “cérebro” dos computadores.
O microcontrolador nada mais é do que um chip de circuito integrado único, que contém um núcleo de processador, memória e periféricos de entrada e saída que podem ser programados. Eles são usados em sistemas embarcados, que produzem uma sequência de tarefas pré-estabelecidas, controladas pelos dispositivos em questão.
O microcontrolador foi inventado pela Texas Instruments no início da década de 1970. Os primeiros microcontroladores eram basicamente microprocessadores com memória incorporada tal como RAM e ROM.