Os bens intangíveis constituem-se na propriedade imaterial das empresas, possuem valor econômico mas são desprovidos de substância física, como por exemplo: Licenças, Recursos Humanos, Software, Clientes, Patentes, Marcas, Direitos Autorais, Tecnologia, Know-How.
Ativos financeiros são direitos econômicos que têm um valor específico e podem ser negociados no mercado financeiro. Ao contrário de bens físicos como um veículo, um imóvel ou um computador, eles são intangíveis (não são concretos), pois apenas representam um valor.
Uma forma simples de definir os ativos financeiros é defini-los como tudo aquilo que é negociado no mercado financeiro ou de capitais, como a bolsa de valores, por exemplo. No entanto, é possível ir além dessa definição mais básica e compreendê-los como algo que gera rendimento para o portador.
Ativo e passivo. ... Os ativos são os bens, como o dinheiro em caixa, móveis e imóveis, maquinários, estoque de mercadorias, e os direitos. Ou seja, as dívidas a receber, ambos que a empresa possui e que podem ser convertidos em meios monetários.
Em uma empresa, os ativos financeiros são os bens que ela possui. Já os passivos são as despesas feitas. Os dados dos ativos e passivos são levantados para integrar o balanço patrimonial de uma empresa.