As zonas polares estão localizadas no extremo sul e norte do planeta, nelas as condições climáticas são adversas, tendo em vista que apresentam as mais baixas temperaturas da Terra, em razão da influência do clima polar e a incidência de raios solares sobre a superfície terrestre de forma bastante inclinada.
Zonas climáticas são áreas com climas distintos, que ocorrem em direção a leste-oeste em torno da Terra e podem ser classificadas utilizando diferentes parâmetros climáticos. Geralmente, as zonas climáticas são em forma de cinto e circular em torno dos Polos (ver imagem à direita).
O planeta Terra possui duas regiões polares, sendo elas o Polo Norte e o Polo Sul, as quais são as regiões mais frias que existem. O Polo Norte está localizado no Hemisfério Setentrional ou Boreal.
O ciclo se inicia com incidência da energia solar sobre a Terra. Com o calor solar a água da superfície terrestre evapora, ou seja, muda do estado líquido para o estado de vapor e se transfere para a atmosfera.
A essa transformação e circulação da água dá-se o nome de ciclo da água ou ciclo hidrológico, que se desenvolve através dos processos de evaporação, condensação, precipitação, infiltração e transpiração.
A transferência da água da superfície terrestre para a atmosfera, passando do estado líquido ao estado gasoso, processa-se através da evaporação direta, por transpiração das plantas e dos animais e por sublimação (passagem direta da água da fase sólida para a de vapor).
O ciclo da água, também chamado de ciclo hidrológico, ocorre por meio das mudanças dos estados físicos e da movimentação da água pelos seres vivos e pelo meio ambiente. Esse ciclo depende diretamente da energia solar, dos movimentos de rotação da Terra e, até mesmo, da gravidade.
O ciclo da água envolve a evaporação da água de rios, lagos e mares, bem como os processos metabólicos dos seres vivos. ... Essa mudança de estado ocorre graças ao calor do sol que incide sobre a água. O vapor formado vai para a atmosfera e, ao atingir camadas mais superiores, condensa-se.
Resposta. O ciclo da água é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta Terra. É através do ciclo hidrológico que ocorrem a variação climática, criação de condições para o desenvolvimento de plantas e animais e o funcionamento de rios, oceanos e lagos.
A energia solar funciona como um grande motor para a ocorrência do ciclo da água. É essa energia que provoca a evaporação da água dos rios, lagos e oceanos. O Sol também promove a transpiração das plantas e dos animais. O vapor de água liberado nesses processos fica na atmosfera e sobe para camadas mais altas.
A energia solar aciona o ciclo da água, promovendo a evaporação da água; O vapor de água atinge camadas mais altas da atmosfera e condensa-se, formando as nuvens; A água retorna à superfície terrestre caindo na forma de chuva, neve ou granizo.
A vegetação tem um papel importante neste ciclo, pois uma parte da água que cai é absorvida pelas raízes e acaba voltando à atmosfera pela transpiração ou pela simples e direta evaporação (evapotranspiração). ... Quando diminui a infiltração, necessariamente aumenta o escoamento superficial das águas das chuvas.
É através do ciclo hidrológico que ocorrem a variação climática, criação de condições para o desenvolvimento da fauna e da flora e o funcionamento de rios, oceanos e lagos. O vapor de água, proveniente da evaporação, forma as nuvens na atmosfera.