As articulações podem ser definidas como o local de união entre dois ou mais ossos e podem ser classificadas em fibrosas, cartilaginosas e sinoviais. O sistema articular é formado pelas articulações, que podem ser definidas como a região de união entre dois ou mais ossos.
A articulação é a zona do esqueleto que permite o movimento das peças ósseas entre si, que se mantêm ligadas por intermédio da cápsula articular.
As articulações imóveis são as articulações que que possuem tecido cartilaginoso e/ou fibroso, impedindo quase completamente o movimento, como o púbis. E as articulações semi-móveis são as articulações que possuem lâminas fibrocartilaginosas e ligamentos, como as articulações intervertebrais.
Podem ser sinoviais, fibrosas ou cartilagíneas. A coluna vertebral é um exemplo de articulação semi-móvel. O crânio é um exemplo de articulação imóvel. O joelho é um exemplo de articulação móvel.
Conheça algumas das principais articulações do corpo humano e o movimento que realizam.
Dos elementos que fazem parte das articulações temos: membrana sinovial, cápsula articular, ligamentos, cartilagem articular e os meniscos. São três tipos de articulações: sinartrose, anfiartrose e diartrose. O corpo humano possui mais de 200 articulações!
São classificadas como articulações fibrosas (sinartroses), onde a superfície dos ossos estão quase em contato direto. EX: suturas, sindesmoses, gonfose.
Resposta. As articulações ou junturas são estruturas que ligam duas ou mais peças esqueléticas, podendo ser ossos e/ou cartilagens. Além de permitir a união entre essas estruturas, as articulações trabalham com o objetivo de permitir que as peças esqueléticas se movam em resposta a contrações musculares.
Há três tipos:imóvel, semimóvel e móvel. Nas articulações Imóveis, as superfícies ósseas que se unem são dentadas e não permite nenhum movimento. As articulações móveis, como as dos braços e das pernas, possibilitam movimentos amplos. As articulações semimóveis, permitem pequenos movimentos.
A articulação do joelho é do tipo dobradiça, composta basicamente por três ossos: fêmur, tíbia e patela. Podendo ser dividida em outras duas articulações: Fêmoro-patelar (entre a área anterior da patela e a parte anterior-distal do fêmur); Fêmoro-tibial (entre a epífise distal do fêmur e a epífise proximal da tíbia).
Resposta. As articulações podem ser classificadas em fibrosa (ossos são unidos por tecido conjuntivo fibroso), cartilaginosa (ossos unidos pela cartilagem) e sinovial (possui um espaço entre os ossos). Para amenizar o atrito que o corpo produz com seu movimento, nosso sistema articular conta com as bolsas sinoviais.
– Gínglimo ou Articulação em Dobradiça: as superfícies articulares permitem movimento em um só plano. As articulações são mantidas por fortes ligamentos colaterais. Exemplos: Articulações interfalangeanas e articulação úmero-ulnar. – Trocoide ou Articulação em Pivô: Quando o movimento é exclusivamente de rotação.
O joelho é uma articulação complexa formada pela extremidade distal do fémur e proximal da tíbia (articulação femuro-tibial) e do fémur com a rótula (articulação patelo-femural).
Existem três tipos de articulações fibrosas: sutura, sindesmose e gonfose. As suturas, que são encontradas somente entre os ossos do crânio, são formadas por várias camadas fibrosas, sendo a união suficientemente íntima de modo a limitar intensamente os movimentos, embora confiram uma certa elasticidade ao crânio.
[ Anatomia ] Articulação que só permite movimento em dois sentidos opostos, como a articulação do cotovelo.
O professor explica o processo denominado sinostose. “Em diferentes fases da vida e em regiões do esqueleto, ocorre a fusão dos ossos com desaparecimento da articulação localizada entre eles, processo conhecido como sinostose.
O líquido sinovial é sintetizado pela membrana sinovial. A membrana sinovial é uma camada que cobre todo o interior da cápsula articular, exceto a superfície da cartilagem.
Segundo Tirapelli, as articulações sinoviais são as mais comuns no corpo humano e estão localizadas principalmente nos membros superiores, como, por exemplo, as articulações dos ombros e dos cotovelos, e nos inferiores, como as articulações dos quadris e dos joelhos.
Articulações sinoviais são as mais encontradas no corpo Segundo a reumatologista Licia Mota, o papel dessas articulações é articular os ossos. “São aquelas em que a superfície óssea é recoberta por uma cartilagem articular e que são unidas por ligamentos e revestidas por uma membrana chamada membrana sinovial.
Podem possuir discos articulares e meniscos. A sindesmose tíbio-fibular pode ser citada como um tipo de articulação sinovial. Podem ser classificadas em monoaxial, biaxial ou triaxial.
Tem a função de lubrificar as articulações sinoviais, permitindo seu movimento suave e indolor (nas articulações imóveis, como as suturas cranianas, não existe o líquido sinovial).
O líquido sinovial é responsável por lubrificar as articulações e permitir que os ossos se movimentem sem problemas.
A alimentação tem importantes funções no nosso organismo. Quando o assunto é articulações, a alimentação age dando compostura ao líquido sinovial. Esse líquido é responsável pela lubrificação das articulações, ajudando na redução do impacto entre elas.
O líquido sinovial é um dialisado do plasma viscoso, produzido pela membrana sinovial, com função de lubrificação, nutrição, auxiliando no suporte mecânico e na absorção de impacto.
Membrana sinovial é um tecido conjuntivo especializado que alinha a superfície interna das cápsulas de articulações sinoviais e bainha do tendão da bainha sinovial. Ele faz contato direto com o líquido sinovial lubrificante, que é o principal responsável pela manutenção.
Dentro do joelho existe um líquido que funciona como uma espécie de lubrificante. Ele é produzido por uma membrana que recobre o joelho, chamada de membrana sinovial. A maioria das vezes em que o joelho fica “inchado” decorrente do aumento da produção deste líquido, resultando em lesões sinoviais.