A ideia da média móvel é dar uma visão geral do mercado, com foco especial em ajudar a filtrar todo o ruído e variações acentuadas nos preços. Por isso ela é uma ferramenta auxiliar muito importante para a análise de um ativo e ajuda bastante a determinar pontos de entrada e saída.
A média móvel é um indicador que pode ser usado nos principais gráficos de análise de preços de ações. Ao inserir a média móvel, uma nova linha será formada a partir da média dos preços do próprio ativo. Essa média por sua vez, pode ser desenvolvida com uma fórmula simples ou exponencial.
Por exemplo, uma média móvel de 200 períodos, no gráfico diário, sinaliza uma tendência de longo prazo de uma ação. Dessa maneira, fica fácil perceber o porquê os períodos mais usados, para quem opera day trade, são de 9, 21 e 34. O tipo de tendência que procuram monitorar é muito mais curta.
Médias móveis: conheça este indicador e saiba como usar no day trade. Pontos-chave: A média móvel é calculada sobre o fechamento dos candles e a cada novo período calcula-se uma nova média, excluindo do cálculo o valor mais antigo e incluindo o valor mais recente.
Como configurar?
Veja a fórmula da média móvel exponencial: Deste modo, o preço de 2 dias será multiplicado por 2/3 (0,66) e terá mais peso que o preço de 4 dias que é multiplicado por 2/4 (0,5).
Configurar o indicador Linha Psicológica é fácil. Vá para os “Indicadores” clicando no botão correspondente no canto inferior esquerdo da tela. Vá até a guia “Outros” e escolha Linha Psicológica na lista de indicadores disponíveis. Clique em “Aplicar” sem alterar as configurações.
2º Passo: Na mesma tela de indicadores vai buscar por “média móvel”, selecionar a média móvel e depois na lateral direita vai escolher a opção “Tendência Preço/Volume”. Clicando em inserir, ele pedirá o número de períodos da média, só colocar 50 períodos e em “OK”.
As operações contra a tendência nos permitem manter resultados consistentes e altas taxas de acerto durante os períodos de forte queda do mercado.
Por isso, se estiver a fazer day trading com médias móveis, faz sentido usar uma média móvel de 30 períodos num gráfico de 15 minutos. Se for um seguidor de tendências a longo prazo, um swing trader, pode achar que utilizar uma média móvel de 200 períodos seja talvez o mais apropriado.
Como calcular a média móvel no Excel
Passo 1: para aplicar a função Média no Microsoft Excel, basta digitar a seguinte fórmula na célula desejada: “=Média“;
Para finalizar, a forma mais correta e simples de calcular a média é utilizando a própria função do EXCEL para isso, função =MÉDIA(). Basta chamar a função MÉDIA e indicar o intervalo de células que farão parte da fórmula, neste caso de B3 a E3. Simples assim.
A média móvel ponderada é utilizada para "solucionar" o problema de igualdade de pesos. Este indicador é calculado através da soma de todos os preços de fechamento dividido por um certo período de tempo e os multiplicando pela soma dos valores (pesos) de cada dia.
MPM (Média Ponderada Móvel ou Preço Médio Ponderado) É calculada uma média sobre o valor dos custos de cada mercadoria (soma dos diferentes preços de aquisição do produto estocado dividido pela quantidade adquirida). O resultado é o custo média da mercadoria estocada.
O Custo Médio Ponderado Móvel vai considerar os valores que variam em cada compra ou em cada processo de produção. Quanto maior o número de produtos adquiridos, maior o preço unitário e quanto menor o número de itens, também menor é o preço de cada unidade.
Custo Médio Ponderado
Custo Médio Ponderado Do valor dos custos de cada mercadoria é calculada uma média ao somar os diferentes preços de aquisição do produto estocado dividido pela quantidade. O resultado é o custo médio da mercadoria estocada.
Para que isso ocorra, o controle de estoque requer dados de compras, novos pedidos, expedição, armazenamento, recebimento, satisfação do cliente, prevenção de perdas, giro, dentre outros. Essas informações são importantes para que o gestor tenha conhecimento sobre tendências do mercado e boas oportunidades de vendas.
A seguir, confira sete medidas que vão tornar seu controle mais eficiente:
MÉTODO PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai) O denominado PEPS é um dos métodos de valorização de estoques. Com base nesse método, apura-se o custo em base histórica: o primeiro que entra é o primeiro que sai (PEPS). Também conhecido como FIFO (sigla, em inglês, de “first in, first out”).
Como lançar o Estoque Inicial de Produtos Controlados