Um guindaste é uma máquina ou veículo projetado especialmente para erguer, mover e baixar cargas. Ele pode ser fixo ou móvel. Neste caso, pode ser auto propelido ou montado sobre caminhões. Por outro lado a grua é como o setor de construção civil costuma chamar os guindastes de torre.
O Caminhão Munck ou guindauto é um equipamento de grande porte, que é montado no chassi do caminhão e possui funções como transportar, carregar e descarregar altas cargas com facilidade e agilidade.
Além disso, é importante não transportar cargas superiores à capacidade nominal da máquina, bem como tomar cuidado para que volumes cilíndricos e compridos não girem sobre os garfos. Os fardos não devem ser transportados em posição elevada, pois a estabilidade da máquina fica reduzida.
CAPACIDADE NOMINAL (NOMINAL CAPACITY) A capacidade nominal é igual as horas disponíveis x eficiência x utilização. Quando se trata de equipamento, é o peso máximo, a um determinado centro de carga, que a empilhadeira pode movimentar e empilhar numa altura especificada pelo fabricante.
A prática da utilização de empilhadeiras como equipamento para elevação de pessoas é muito discutida, e as próprias normas regulamentadoras apresentam divergências em suas instruções. A NR 29 deixa explícito que é proibido o uso de equipamentos de guindar para elevação de pessoas.
Segundo a NR 11, item 11.
Quais são as cargas horárias dos cursos de segurança do trabalho?
A Norma Regulamentadora 11 versa sobre o transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais. A NR 12 também discorre sobre medidas para que a condução de máquinas como empilhadeiras seja feita de maneira segura.
O nome completo da norma é “NR 11 – TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS”, seu texto integral pode ser lido aqui. A NR-11 lista as obrigações devidas à cada tipo de atividade logística, as quais concernem ao transporte, movimentação e armazenamento de cargas diversas.