As progestinas, também chamadas progestagênios, são a forma sintética do hormônio progesterona produzida naturalmente pelo organismo. Os progestagênios foram concebidos para interagir com os receptores de progesterona no organismo com o objetivo de causar efeitos semelhantes à progesterona (1, 2).
Conforme referido na introdução deste artigo, a minipílula é uma pílula anticoncepcional composta exclusivamente pelo hormônio progestina, que é a forma sintética da progesterona.
Caso os níveis de progesterona fiquem abaixo do normal, as mulheres podem ter dificuldades para engravidar porque o endométrio não é preparado para receber o óvulo fecundado. Além disso, mulheres com baixos níveis de progesterona e que conseguem engravidar correm maior risco de aborto espontâneo ou parto prematuro.
Causas comuns Entre eles, condições de saúde, como a diabetes, ovários policísticos ou a malformação de glândulas endócrinas. Outras causas comuns incluem a má alimentação e alterações psicológicas, como o estresse. O uso de alguns medicamentos também pode causar alterações na produção de determinados hormônios.
Cansaço, baixa libido e outros sinais que indicam hormônios desregulados
Existem alimentos ricos em progesterona?