A tolerância vem representada por H7, a letra maiúscula H representa a tolerância de furo padrão, o número 7 indica a qualidade de trabalho, que no caso corresponde a uma mecânica de precisão. A tabela que corresponde a este ajuste tem o título de: Ajustes recomendados dos sistema furo-base H7.
Interferência mínima: Diferença negativa entre a dimensão máxima do furo e a dimensão mínima do eixo (Imin= Dmax-dmin). Interferência máxima: Diferença negativa entre a dimensão mínima do furo e a dimensão máxima do eixo (Imax= Dmin-dmax).
Ajuste com folga Ajuste no qual sempre ocorre uma folga entre o furo e o eixo quando montados, isto é, a dimensão mínima do furo é sempre maior ou, em caso extremo, igual à dimensão máxima do eixo.
Tolerância dimensional é a variação permitida em uma determinada dimensão da peça. A cota indica que, durante o processo de fabricação, a dimensão poderá variar entre um valor máximo de 30,009 até um valor mínimo de 29,996. Onde: 30 é a Dimensão Nominal.
Os pontos e traços são colocados nas extremidades de linhas de cota para indicar os limites da dimensão. As setas para indicação da tolerância. ... São colocados nas extremidades de linhas de cota para indicar as direções das linhas de dimensão.
A linha de centro e a linha de contorno, não devem ser usadas como linha de cota, porém, podem ser usadas como linha auxiliar. A linha de centro, quando usada como linha auxiliar, deve continuar como linha de centro até a linha de contorno do objeto.