O significado do seu nome, em hebraico, é negador ou diminuidor. O que vemos na pessoa de Geazi é uma espécie de satélite que brilha sob o reflexo de uma luz maior que era o profeta Eliseu, a quem servia.
Naamã era um comandante do exército sírio que estava com lepra. Para ser curado, foi atrás do profeta Eliseu, mas esse não o recebeu pessoalmente e mandou um recado dizendo que era para se banhar em um rio para que fosse limpo da doença.
Por causa da lepra Naamã conheceu e reconheceu o poder restaurador do Senhor e, pela mesma lepra, Geazi foi punido pelo seu pecado. A lepra de Naamã o levou ao temor do Senhor. Já a falta de temor de Geazi o levou a lepra. A pele curada de Naamã revelava a purificação de seu coração.
No caso de Geazi a lepra o deixou completamente branco, igual a neve (2 Rs 5:27). Em Levítico 13:12 e 13 diz que: ... Em Números 12 Miriam fica leprosa por 7 dias – a lepra era diferente da lepra de Geazi, mas os motivos de terem ficado leprosos semelhantes: em ambos casos eles se rebelam ao líder instituído por Deus.
Eliseu acompanhou e serviu a Elias por um tempo e, antes que fosse arrebatado em direção aos céus numa carruagem de fogo, Eliseu pediu a Elias uma "porção dobrada do espírito de Elias" como vontade de sucedê-lo na obra do Senhor.
Serviu a Elias durante algum tempo e, antes deste ter ascendido em direção aos céus por um redemoinho,depois de serem separados por uma carruagem de fogo, Eliseu pediu-lhe "porção dobrada do espírito de Elias", isto é, uma porção dupla, que era devido a sua primogenitura como seguidor de Elias.
Geazi era aprendiz de Eliseu era pra ser seu sucessor, mas pela sua cobiça e esperteza o fez fracassar e foi condenado para sempre, ele e sua semente. Em I Rs Eliseu era um lavrador, filho de Safate, e, no momento em que foi chamado para o exercício do ministério profético, estava lavrando a terra.
Profeta
“Não sou melhor que meus pais” (19,4), é assim que Elias justifica o pedido de morte, e esta fala oferece indícios de expectativas frustradas, sugere que Elias se considerava acima da média, mas as circunstâncias em que se encontra agora mostram que não fora melhor que seus antecessores.
Elias foi um desses homens cheios do Espírito Santo. Aprendemos pela Palavra de Deus que o único desejo de Eliseu, seu discípulo, era ser herdeiro do Espírito que era tão manifesto na vida de seu mestre (2Rs 2:9). “O espírito de Elias” era uma frase familiar nos lábios dos filhos dos profetas (2Rs 2:15).
O profeta Eliseu se tornou notável em Israel, e durante seis décadas ocupou o cargo de “profeta em Israel”. Ele é chamado de patriota por causa de sua ajuda a soldados e reis.
Samaria
Na Bíblia, até hoje é um mistério a respeito sobre a morte do profeta Jeremias. Muitos historiadores da antiga tradição afirmam que Jeremias morreu apedrejado no Egito por alguns hebreus revoltosos na cidade de Daphne. Porém, as Sagradas Escrituras não afirmam nada sobre esse fim para o homem de Deus.
De acordo com a tradição escrita hebraica denominada Tanakh, relatada em Gênesis, capítulo 5, versos 22-24, Enoque teria sido tomado por Deus para que não experimentasse a morte e na certa fosse poupado da ira do dilúvio: “E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas.
Elias viaja por quarenta dias e quarenta noites até o Monte Horeb, onde Moisés havia recebido os Dez Mandamentos.