Usado para completar um xingamento, típico do nordeste. Algo terrível, péssimo, acontecimento negativo de qualquer ordem, indignação. Estar com o diabo no couro, estar com tudo. Pode ser usado com outras palavras para criar várias combinações.
Estar possuído do demônio, incontrolável, fora da realidade.
picado das bexigas: diz-se do indivíduo bexigoso ou que tem mau génio.
Definição. A bexiga hiperativa impede que você controle o momento de urinar e a quantidade de urina. De forma inesperada, a urina pode escapar em pouca ou grande quantidade, ou você pode ter de ir ao banheiro com muita frequência.
adjetivo Que expressa tranquilidade, mansidão; tranquilo. Sem distúrbios nem agitações; sossegado: vida serena. Que se comporta com calma ou se define por não possuir perturbações: dormia sereno.
Mulesta não existe no dicionário formal, mas ela provavelmente vem da palavra moléstia, uma doença. Porém, há um sentido não apenas de doença, essa palavra também é usada para dizer que alguém está com raiva, descontrole ou até que alguém ta impossível de ser aturada.
A gíria nordestina “rocheda” ou “rochedo” significa algo como “tá beleza”, “muito bom”, “bom demais”, “legal”, “ótimo”. Esta gíria é usada para elogiar algo ou alguém que é legal ou muito bom.
A gíria pernambucana tabacudo é usada para se referir a pessoa sem noção, imbecil, idiota ou babaca. É uma das gírias mais populares de Pernambuco. Veja também o que significa e a origem da gíria pernambucana visse. ... E apesar de ser muito popular em Pernambuco, essa expressão já ultrapassou fronteiras.
1. Porroquinha. Sinônimo de deboche, que pode ser emitido através da expressão da boca com som parecido de flatos (pum). Você está fazendo porroquinha para mim!?