A Lei de Lavoisier, postulada em 1785 pelo químico francês Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794), corresponde à Lei da Conservação das Massas. Considerado o Pai da Química Moderna, segundo ele: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
Existe uma famosa frase para enunciar a Lei de Conservação das Massas: "Na Natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma".
Essa lei também pode ser enunciada pela famosa frase: "Na Natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma". Para compreender melhor a Lei de Lavoisier considere a experiência: Coloca-se 65 g de zinco dentro de um vidro contendo 98 g de ácido sulfúrico e em seguida fecha-se o vidro.
“Num recipiente fechado, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos.” Atualmente, essa lei é mais conhecida pelo seguinte enunciado: “Na natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.”
De acordo com a Lei de Lavoisier, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos. Se temos 96 gramas do ozônio, obrigatoriamente a massa de oxigênio produzida será igual a 96 gramas.
Leis Ponderais
Lavoisier verificou que a massa total do sistema permanecia inalterada quando a reação ocorria num sistema fechado, sendo assim, concluiu que a soma total das massas das espécies envolvidas na reação (reagentes), é igual à soma total das massas das substâncias produzidas pela reação (produtos), ou seja, num sistema ...
Através de seus trabalhos, pôde enunciar uma lei que ficou conhecida como lei da conservação das massas ou lei de Lavoisier: "Numa reação química que ocorre num sistema fechado, a massa total antes da reação é igual à massa total após a reação".
Resposta: Proust concluiu que, quando várias substâncias se combinam para formar um composto, isso é sempre feito numa relação de massas definida. Essa lei e a Lei de Lavoisier (Lei da Conservação da Massa) são denominadas Leis Ponderais, porque falam em massas das substâncias envolvidas.
A Lei de Proust é uma das Leis Ponderais, que são aquelas que demonstram relações entre as massas dos elementos participantes das reações químicas. ... Os experimentos do químico francês foram essenciais para a aceitação internacional das pesquisas posteriores de Dalton, e a sua lei foi estendida a qualquer reação química.
Já a Lei das Proporções Constantes, vista no texto “Lei de Proust”, diz: “Toda substância apresenta uma proporção em massa constante na sua composição.” A teoria de Dalton também explicou essa lei em nível microscópico. ... Como a proporção em número de átomos é constante, a proporção em massa também é constante.
A lei de Proust diz que a proporção em massa das substâncias que reagem e que são produzidas numa reação é fixa, constante e invariável. Proust chegou a essa conclusão observando que a decomposição de diferentes massas de uma substância composta produzia massas de substâncias simples sempre numa mesma proporção.
Resposta: As Leis Ponderais são as leis experimentais que regem as reações químicas em geral e são relativas às massas dos componentes dessas reações. São basicamente leis que relacionam as massas dos reagentes e produtos em uma reação química qualquer.
Leis das reações químicas (Leis ponderais)