"Totem" é uma palavra dos índios algonquinos. Designa, simplesmente, o "Brasão" ou as "Armas" de uma família. O "Brasão" era pintado ou cravado na maioria dos objetos usados pelo proprietário. As famílias dos índios americanos mandavam esculpir os seus Totens, quando podiam.
Freud faz duas observações importantes. Uma delas é que a existência de um tabu pressupõe o desejo em realizar tal ato. ... O tabu, dessa forma, advém do desejo em quebra-lo: “(...) onde existe uma proibição tem que haver um desejo adjacente (...)” (FREUD, 1914, p.
O Tabu é um conceito utilizado na filosofia, antropologia e sociologia e que está relacionado com a proibição, censura, perigo e impureza de determinadas atividades sociais. ... O termo tabu (tapu) é oriundo da língua da polinésia, que significa algo sagrado, especial, proibido, perigoso ou pouco limpo.
O significado de tabu geralmente se refere a uma proibição da prática de qualquer atividade social que seja moral, religiosa ou culturalmente reprovável. ... Quebrar um tabu pode acarretar castigo divino, além de culpa, constrangimento, vergonha, etc.
são basicamente coisas que a maioria das pessoas não falam, tipo pais falar sobre sexualidade com um filho é um tabu porque é uma coisa que eles não sentiriam bem fazendo, por vergonha, descaso essas coisas bestas..
Tabu alimentar é o tabu acerca de alimentos (bebidas e comidas) que as pessoas evitam ingerir em função de razões religiosas, culturais ou de saúde.
Existem também hábitos culturais ou proibições religiosas que são uma espécie de tabu: na Índia, onde o boi é considerado um animal sagrado sua carne não é consumida pela população; os judeus não comem carne de porco, assim como alguns asiáticos também não o fazem, por considerá-lo um animal impuro; o leite de cabra ...
Sem qualquer base científica existem crenças que nos levam a achar que alguns alimentos são puro veneno enquanto outros são completamente inofensivos. Uns engordam, outros são os melhores aliados das dietas.
Os tabus são baseados em função de razões religiosas, culturais ou de saúde. É tudo aquilo que é proibido por crença no sobrenatural; MITOS ALIMENTARES são crenças vinculadas à alimentação que não possuem necessariamente um fundamento real, mas são consideradas corretas pela população.
As principais diferenças são: a mitologia narra coisas passadas, não se importa com contradições e o incompreensível, e narra à origem através das rivalidades e alianças das divindades; enquanto a filosofia busca passar a ideia de como e por que do passado, presente e futuro, como as coisas são no todo, explica a ...
A Filosofia tem lugar de nascimento, a Grécia, e um “pai”, Tales de Mileto. A Filosofia grega surgiu a partir da poesia, da religião e das condições sociopolíticas.
Em geral, acredita-se que possam ter surgido da observação pelos povos antigos de fósseis de dinossauros e outras grandes criaturas, como baleias, crocodilos ou rinocerontes, tomados por eles como ossos de dragões.
A filosofia, como expoente do conhecimento racional pensado de maneira sistemática, surgiu na Grécia em meados do século VI a.C. Essa nova ciência surgiu a partir da necessidade de explicar o mundo de maneira racional.
Mileto
A filosofia moderna é a corrente filosófica que tem início no século XV e vai até o século XVIII. ... Muitos autores, no entanto, consideram o marco inicial da filosofia moderna os pensamentos produzidos por René Descartes, no século XVII, e o fim é marcado pelos trabalhos de Ludwig Wittgenstein, no século XX.
Fatos históricos que marcaram o nascimento da Filosofia: