EQST

O Que Ser Multidisciplinar?

O que é ser multidisciplinar?

substantivo feminino Característica ou estado do que diz respeito ou abarca muitas disciplinas; pluridisciplinaridade. Etimologia (origem da palavra multidisciplinaridade). Multidisciplinar + (i)dade.

O que conceitua equipe multiprofissional?

O trabalho em equipe multidisciplinar consiste numa forma especial de organização, que visa, principalmente, a ajuda mútua entre profissionais de uma mesma área, no caso da Psicologia, a área de saúde.

Qual é a base da equipe multiprofissional?

A equipe multiprofissional pode ser constituída por todos os profissionais que lidem com pacientes hipertensos: médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, professores de educação física, fisioterapeutas, musicoterapeutas, farmacêuticos, funcionários ...

Quais são as principais responsabilidades do psicólogo em uma equipe multiprofissional?

O psicólogo precisa auxiliar a equipe de saúde para conscientização da importância do trabalho multidisciplinar, onde poderá ajudar a equipe entender claramente suas funções, objetivos, facilitar a comunicação entre paciente, familiares e equipe.

O que é acompanhamento multidisciplinar?

O acompanhamento multidisciplinar se dá pela combinação de profissionais de diferentes áreas, com qualificações e experiências complementares, trabalhando juntos para garantir um tratamento completo e sistêmico.

Qual a importância da interdisciplinaridade na enfermagem?

A interdisciplinaridade pode ser uma possível saída para dar-se conta do objeto de trabalho da saúde/enfermagem, não só por sua inclusão nas ciências sociais, mas pela possibilidade de cuidar dos seres humanos saudáveis ou doentes, de forma individual ou coletiva e em todas as fases do processo de viver e morrer humano ...

O que é interdisciplinaridade na saúde mental?

A interdisciplinaridade aparece também como uma questão epistemológica que identifica o sujeito que sofre mentalmente como o alvo de todas as ações técnicas e o reconhece também como capaz de modificar sua realidade. Assim, deixa de ser um objeto/parte do conhecimento, mas um indivíduo total e produtor de vida.