O risco atribuível populacional também pode ser expresso como porcentagem: Quando os riscos relativos ou as taxas de exposição variam com a idade, sexo ou outras variáveis de estratificação, estimativas dos casos atribuíveis para cada combinação de variáveis podem ser feitas.
Os fatores associados ao aumento do risco de se desenvolver uma doença são chamados fatores de risco. O mesmo fator pode ser de risco para várias doenças – o tabagismo e a obesidade, por exemplo, são fatores de risco para diversos cânceres, além de doenças cardiovasculares e respiratórias.
Principais Fatores de Risco
Fatores de proteção são descritos como “recursos pessoais ou sociais que atenuam ou neutralizam o impacto do risco” (Eisenstein & Souza, 1993, p. 19- 20). Mais difícil do que identificar a relação entre risco e desenvolvimento mental é a identificação e a descrição de como atuam os mecanismos de proteção nesta relação.
A poluição do ar é o primeiro maior fator de risco geral para a saúde humana em todo o mundo.
Os fatores de risco modificáveis estão relacionados com hábitos de vida, como o tabagismo, etilismo, sedentarismo, estresse, obesidade, hipertensão arterial, diabetes mellitus e dislipidemias. O objetivo é analisar os fatores de riscos modificáveis para as doenças cardiovasculares em mulheres hipertensas.
Entre os fatores modificáveis, estão a hipertensão arterial, a ingestão de álcool em grandes quantidades, o diabetes mellitus, o tabagismo, o sedentarismo, o estresse, a obesidade e o colesterol elevado. Já entre os fatores não modificáveis, destaca-se a idade, a hereditariedade, o sexo e a raça.
A saúde dos indivíduos e da população é influenciada por fatores de diferentes ordens entre os quais incluem-se: o lugar onde vivemos, as condições ambientais, os fatores genéticos, a renda dos indivíduos e o nível educacional e a rede de relações sociais.
O processo saúde-doença acontece ao longo da vida e é influenciado pela lógica de produção econômica, pelos aspectos históricos, sociais, culturais e biológicos, pela forma como se entende a saúde e a doença e pelo desenvolvimento científico da humanidade (Sabroza, 2007).
As principais modalidades de indicadores de saúde são: Mortalidade / sobrevivência • Morbidade / gravidade / incapacidade • Nutrição / crescimento e desenvolvimento • Aspectos demográficos • Condições socioeconômicas • Saúde ambiental • Serviços de saúde.
Quando falamos de fatores que interferem no processo saúde-doença falamos de determinantes, esses determinantes levam em consideração diversos fatores, como as condições de vida, as crenças e valores individuais, a relação do trabalho, a cultura, as condições ambientais, a urbanização, os conflitos sociais, as ...
Os fatores determinantes são situações de exposição direta à pessoa, ou seja, estímulos expostos diretamente que interferem na anatomia/fisiologia de uma pessoa. Nesses fatores é possível encontrar os: endógenos e exógenos.
Em síntese, pode-se dizer, em termos de sua determinação causal, que o processo saúde-doença representa o conjunto de relações e variáveis que produzem e condicionam o estado de saúde e doença de uma população, que variam em diversos momentos históricos e do desenvolvimento científico da humanidade.
Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), os DSS são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população.
Por processo saúde-doença da coletividade, entendemos o modo específico pelo qual ocorre no grupo o processo biológico de desgaste e reprodução, destacando como momentos particulares a presença de um funcionamento biológico diferente com consequência para o desenvolvimento regular das atividades cotidianas, isto é, o ...
3º A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais; os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do País.
São as condições sociais em que as pessoas vivem e trabalham. Os fatores e mecanismos através dos quais as condições sociais afetam a saúde e que potencialmente podem ser alterados através de ações baseadas em informação.
Também podem ser considerados os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e fatores de risco à população, tais como moradia, alimentação, escolaridade, renda e emprego.
Já os fatores sociais compreendem as influências de terceiros indivíduos no processo de compra do consumidor. ... A família compreende outro núcleo dentro dos fatores sociais, podendo ser considerado o de maior influência no processo de construção do comportamento do consumidor e das decisões de compra.
Os Determinantes Sociais da Saúde são fatores sociais, econômicos ou comportamentais que influenciam a saúde, positiva ou negativamente, e que podem ser influenciados por decisões políticas ou individuais, ao contrário da idade, sexo e fatores genéticos, que também influenciam a saúde, mas não são modificáveis por ...
Você sabe o que determina a saúde das pessoas? Sabemos que atualmente a saúde é determinada socialmente através das condições de vida, de trabalho e as condições ambientais no qual vivemos. Segundo o modelo de Dahlgreen e Whitehead dispõe os determinantes sociais de saúde de acordo com as necessidades humanas.
“Sem investimento em políticas públicas, o Estado brasileiro empobrecerá junto com a população e não terá condições de mitigar as causas que levarão pessoas a desenvolver mais doenças e a morrer mais precocemente”.
Tais fatores de risco influenciam nos riscos e vulnerabilidades que estão imersos quanto indivíduos e coletividades. Qual alternativa a seguir corresponde a um determinante social da saúde? Interações hormonais.
A alternativa correta é a letra E. A letra A apresenta incoerências pois os Determinantes não estão somente ligados ao setor de saúde, englobam também setores diversos como sociais, educacionais e até mesmo conceitos dos setores culturais.
- Determinantes: os determinantes nada mais são que a causa e os fatores que influenciam a ocorrência dos eventos relacionados ao processo saúde-doença.