afasta de mim o espírito de preguiça, de abatimento, de domínio, de loquacidade, e concede a mim, teu servo, um espírito de integridade, de humildade, de paciência e de amor.
Como são feitas as cinzas? As cinzas utilizadas na celebração são feitas a partir dos ramos abençoados e queimados no Domingo de Ramos do ano anterior. Elas são misturadas com água benta pela autoridade eclesiástica que celebra a missa e depois são utilizadas para ungir os fiéis na testa.
Para os antigos judeus se sentar sobre as cinzas já significava arrependimento dos pecados e a volta para Deus. Por isso, as cinzas bentas colocadas sobre nossa cabeça, ou sobre nossa testa, nos fazem lembrar que um dia vamos morrer, que somos pó e que ao pó voltaremos.
a ichora ), as“ sanies ”, ou sujeira produzida por uma úlcera corrente, e sentou-se nas cinzas“ fora da cidade ”, implicando que sua tristeza era tão grande. excessivo que ele deixou a cidade e seus amigos e saiu para chorar sozinho.
Esses dois elementos eram utilizados pelos judeus para demonstrar: (1) que a pessoa ou o povo estava passando por momentos de grande tristeza: “Disse, pois, Davi a Joabe e a todo o povo que com ele estava: Rasgai as vossas vestes, cingi-vos de panos de saco e ide pranteando diante de Abner.
As cinzas que os Cristãos Católicos recebem neste dia são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.
A quarta-feira de cinzas significa também o começo da quaresma, período chamado assim porque contém 40 dias de devoção, abstinência, oração, caridade, jejum e penitência. É um tempo de resguardo à espera do sábado de Aleluia e do domingo de Páscoa, que simbolizam o renascimento de Jesus, após sua morte na cruz.
Igreja Católica considera a época uma das mais importantes do ano. Segundo frei, período é uma espécie de preparação para a Páscoa. Este período que vai do fim do Carnaval até a Semana Santa, conhecido como Quaresma pelos católicos, representa para os fiéis o preparo espiritual para a Páscoa.
Não se sabe com exatidão quando surgiu a prática de impor cinzas nos fiéis, mas acredita-se que foi uma herança dos primórdios da Igreja cristã, conhecida como Igreja Primitiva. Acredita-se também que a prática, provavelmente, consolidou-se durante a Idade Média.
Significado da Quarta-feira de Cinzas Os cristãos reservam a data para a reflexão, arrependimento dos pecados cometidos e para fazer jejum (principalmente, deixando de comer carne vermelha e, em vez dela, consumindo peixe), pois desta forma, recordam o jejum feito pelo próprio Jesus.
A Quarta-feira de Cinzas é inspirada em um antigo ritual judaico, que remete à fragilidade da vida humana, transitória e sujeita à morte. No rito, as pessoas jogavam as cinzas de ervas queimadas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus.
A primeira menção à Quaresma aconteceu em 325 d.C., durante o Primeiro Concílio de Niceia. Nesse concílio foi formulado, por exemplo, o Credo Niceno, uma profissão da fé cristã. Além disso, estabeleceu-se a data da Páscoa, com base em critérios que levavam em consideração o equinócio da primavera e as fases da Lua.
A Quarta-feira de Cinzas observa-se um dia depois da terça-feira de Carnaval. Também conhecido como o Dia das Cinzas, é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão. É celebrado 40 dias antes da Páscoa (sem contar os domingos) e calha sempre entre o início de fevereiro (dia 4) e a segunda semana de março (dia 10).
As praças de alimentação e as áreas de lazer funcionam normalmente. O funcionamento é normal a partir do meio-dia. Hospitais, maternidades, e UPA (Unidades de Pronto Atendimento) funcionam normalmente. Já os centros de saúde abrem a partir das 12h.
O período da quaresma remete aos quarenta dias que antecedem a Páscoa, isto é a ressurreição de Jesus Cristo, celebrado sempre aos domingos desde o século IV. ... Durante os quarenta dias que antecedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos relembram os quarenta dias que Jesus Cristo passou no deserto.