Uma queda, um acidente ou até uma má formação, por exemplo, pode pressionar, quebrar ou lesionar essa parte do corpo, causando a fratura na coluna. O trauma pode envolver as vértebras cervicais, torácicas, lombares, sacrais e coccígeas, além de afetar os nervos e suas funções.
Confira abaixo três sinais de fratura na coluna:
O especialista explicou que a coluna de Santos ficou dividida em duas partes e que, nesses casos, o paciente sempre fica com um trauma neurológico, ou seja, não volta mais a andar. “Antes da cirurgia ele já mexia a perna, então não dá nem para dizer que foi a cirurgia que fez ele voltar a andar.
Primeiros Socorros Qual o procedimento adequado para socorrer vítima com fratura na cabeça, coluna e pescoço? a) Imobilizar o osso quebrado com uma tala ou tipoia.
Imobilizando a Coluna Cervical Na posição alinhada neutra deve ser mantida manualmente sem tração significativa, até que a imobilização mecânica do tronco e da cabeça seja completada (PHTLS, 2007). A finalidade principal e específica do colar cervical é proteger a coluna cervical de compressão.
Na fratura fechada Nestes casos, deve-se colocar uma tala de cada lado da fratura e passar uma ligadura desde o início até o fim das talas, como mostra a imagem. Idealmente, as talas devem passar acima e abaixo das articulações próximas ao local.
- Nunca tentar endireitar uma fratura ou colocar o osso no lugar; - Em caso de fratura exposta, deve-se cobrir o ferimento, de preferência com gaze esterilizada ou um pano limpo. Se houver um sangramento muito intenso, é necessário fazer compressão acima da região fraturada para tentar impedir a saída do sangue.
Page 15
- Chame imediatamente o serviço médico de emergência; - Mantenha a vítima deitada e afrouxe as roupas dela; - Transmita calma; - Se a vítima entrar em parada cardíaca, inicie os procedimentos de reanimação.
Deitar a pessoa e colocar uma compressa esterilizada ou um pano lavado no local da hemorragia, exercendo uma pressão; Caso o pano fique muito cheio de sangue, é recomendado que sejam colocados mais panos e não retirar os primeiros; Fazer pressão no ferimento por pelo menos 10 minutos.
O primeiro atendimento mal sucedido pode levar vítimas de acidentes a seqüelas irreversíveis....Resposta: