A pesquisa qualitativa é uma metodologia de caráter exploratório. Seu foco está no caráter subjetivo do objeto analisado. Em outras palavras, busca compreender o comportamento do consumidor, estudando as suas particularidades e experiências individuais, entre outros aspectos.
“Encontro entre duas pessoas, a fim de que uma delas obtenha informações a respeito de um determinado assunto” (Marconi & Lakatos, 1999, p. 94).
A pesquisa qualitativa busca entender, descrever e, em alguns casos, explicar, os fenômenos sociais e culturais de grupos sociais. Na pesquisa quantitativa, estuda-se um fenômeno através de coleta de dados numéricos que ajudarão a responder suas questões de pesquisa.
Pesquisa Qualitativa é definida como um tipo de investigação voltada para os aspecto qualitativos de uma determinada questão. ... Nesta pesquisa, os dados obtidos não são, portanto, tabulados para obtenção de resultado. São apresentados através de relatórios que enfocam os pontos de vista dos entrevistados.
Para utilizar uma abordagem qualitativa, o problema de pesquisa tem que se relacionar aos motivos que levam um indivíduo a fazer alguma ação, a pensar de determinada maneira, a acreditar em algo, entre outras análises subjetivas que só podem ser feitas a partir da interação com participantes.
Para tanto, as fases do método estatístico são: Definição do problema: determinar como a recolha de dados pode solucionar um problema. Planejamento: elaborar como fazer o levantamento dos dados. ... Correção dos dados coletados: conferir dados para afastar algum erro por parte da pessoa que os coletou.