Faz atendimento de urgência e emergência para adulto e pediátricos. Atende com prioridade os pacientes de urgência e emergência identificados de acordo com a classificação definida pelo enfermeiro classificador de risco. Realiza consultas, exames clínicos, prescreve medicamentos e orienta os pacientes.
adjetivo Que trabalha em plantões, especialmente falando do serviço noturno disponibilizado por hospitais, fábricas, redações de jornais etc.: enfermeiro plantonista; médica plantonista.
Como funciona o plantão médico e o que diz o CFM sobre? Os plantões médicos são regimes de trabalho que garantem pronto-atendimento aos pacientes. Eles são essenciais nos atendimentos de urgência e emergência, bem como em hospitais que precisam prestar assistência contínua aos internados.
É a especialidade médica que presta suporte avançado de vida a pacientes com desarranjo agudo de alguma função vital. O médico intensivista é quem monitora as funções orgânicas e percebe alterações em fases iniciais de determinadas doenças.
A medicina intensiva é uma especialidade relativamente nova da medicina, que surgiu na segunda metade do século XX, refletindo a especialização necessária para cuidar dos pacientes críticos, incluindo tecnologia para o suporte de vida e manejo de falências orgânicas graves.
Para se tornar médico intensivista, existem duas vias de formação, os programas de Residência Médica credenciados pelo MEC e o Programa de Especialização em Medicina Intensiva (PEMI), realizado em centros formadores credenciados pela AMIB em todo o Brasil..
As 10 especialidades médicas mais bem pagas