Estudos mostram que fertilizantes fosfatados e nitrogenados também podem causar dependência do solo, por matar organismos da sua microflora como o fungo mycorrhiza e diversas bactérias que contribuem para a riqueza do solo e para o desenvolvimento das plantas.
O crescimento, produção, tamanho de bagas e de cachos diminuem, antes mesmo que apareçam os sintomas visuais de deficiências. O excesso de nitrogênio pode resultar em aumento de vigor das plantas, atraso na maturação dos cachos, dessecamento da ráquis e dos sarmentos e predisposição à doenças.
1. Diminua a quantidade de fertilizantes no solo fazendo uma lixiviação com água. Verta grandes quantidades deste líquido em redor das raízes para que as substâncias penetrem mais no solo, indo para além das raízes. Deixe a mangueira depositar a água na base da planta por um mínimo de 30 minutos.
Olá! A consequência direta do excesso de nutrientes ricos em nitrogênio, como os adubos químicos, é a eutrofização. Em outras palavras, estes nutrientes tornam o solo fértil, porém ao mesmo tempo, são levados pela água da chuva para a vegetação aquática, onde aumentam o crescimento de algas.
O que são os fertilizantes? Para que servem? Os fertilizantes ou adubos são qualquer tipo de substância aplicada ao solo ou tecidos vegetais para fixar um ou mais nutrientes essenciais ao crescimento das plantas. Geralmente, são aplicados na agricultura com o objetivo de melhorar a produção.
Assim os fertilizantes, sejam minerais ou orgânicos, são compostos que desempenham função primordial no desenvolvimento das plantas, fornecendo ao solo os nutrientes que elas necessitam para germinar e produzir folhas, sementes e frutos.
O fertilizante orgânico é mais indicado por ser e ter um processo mais natural. Com ele o solo fica mais enriquecido. Assim sendo, aumenta a resistência das plantas às doenças, pragas e aos climas adversos, além de aumentar também a capacidade do solo em armazenar água.
Os pesquisadores registraram maior crescimento das plantas, maior extração de nutrientes e maior disponibilidade de fósforo no solo. Adubos alternativos podem ser produzidos a partir de resíduos como cama de frango, estercos e restos de culturas.
O húmus de minhoca é um dos melhores e mais conhecidos adubos orgânicos. A matéria orgânica originada da ação e da digestão desses organismos mantém o solo constantemente fértil.
Adubação de cobertura é uma estratégia comum para manter o nível de nutrientes no solo durante o desenvolvimento da lavoura.
A adubação pode também ser feita com adubos orgânicos. Estes adubos são obtidos a partir da decomposição de restos de plantas ou de esterco de animais (bovinos,aves, etc.), pela ação dos microrganismos e também das minhocas.
A princípio, se é preciso 90 kg/ha de K2O, então (90/27) x 100 = 333 kg. Arredondamos para uma aplicação de 340 kg/ha. Portanto, esses 340 kg/ha x 22 (garantia de P2O5 da fórmula) divididos por 100 vão fornecer 75 kg/ha de P2O5.