As duas bacias hidrográficas que dividem o território de Mato Grosso do Sul ao meio (dos rios Paraguai e Paraná) se multiplicam em um vasto sistema de irrigação com 184.
o Planalto Arenito-Basáltico: delimitado pelas “cuestas” (serras de Maracaju, Caiapó, Itaquerí, São Pedro, Botucatu, Fartura, Esperança, Geral, Botucaraí, São Xavier, etc.), possui as denominações regionais de Planalto do Alto Paraná, Triângulo Mineiro, Planalto Ocidental de São Paulo, sudeste de Mato-Grosso, Planalto ...
O Planalto Meridional se encontra na região Sul, parcialmente no Sudeste e extremo sul do Centro-Oeste do país, tendo sua formação geológica da era Mesozoica, com rochas sedimentares, arenitos e basaltos. ...
Características principais: - Formado principalmente por terrenos sedimentares; - Possui uma inclinação leve em direção a oeste (rio Paraná). Entre o Planalto Atlântico e o Planalto Arenito-Basáltico há presença de terrenos recobertos por arenito.
Por ser um planalto, o relevo dessa região é plano e alto, com altitudes que variam de 300 a 1650 metros, sendo que o ponto mais alto é a Chapada dos Veadeiros, no estado de Goiás, que apresenta altitude máxima de 1650 metros.
Depressões relativas: encontram-se a níveis altimétricos superiores ao nível do mar, mas inferiores às áreas que estão em suas margens. Exemplos: Depressão Cuiabana, no Brasil. Depressões absolutas: encontram-se a níveis altimétricos inferiores ao nível do mar.
Depressão relativa é a que apresenta uma altitude mais baixa que as áreas ao redor ,mas que estão acima do nível maior e a Depressão Absoluta é a que se apresenta abaixo do nível do mar.
→ Depressões absolutas: são consideradas depressões absolutas as áreas que apresentam altitudes mais baixas que o nível do mar.