Afinal, os erros ensinam. Eles são ótimas oportunidades de ampliar a flexibilidade e de fazer diferente. No dia a dia, entender o erro como um processo natural de aprendizagem faz toda a diferença. Ao assumir essa postura, você se permite ousar mais, isso dá coragem para enfrentar os desafios.
8 bons caminhos para superar os próprios erros
Os erros são causados por dois fatores: falta de conhecimento e falta de atenção. O conhecimento pode ser medido e a deficiência corrigida pela própria pessoa através de atenta reavaliação de seus valores morais.
Quando percebemos que um problema se repete na nossa vida, devemos parar e pensar que algo está errado, seja nas nossas atitudes, nos pensamentos ou sentimentos. Errar faz parte do aprendizado de todos nós, porém, insistir no erro é falta de sabedoria, e, demonstra orgulho, pois pessoas assim, não ouvem os demais.
A persistência nem sempre está ao lado da sabedoria, pois persistir no erro é tolice. Errar é humano, mas persistir no erro é afastar-se de DEUS. Erros fazem parte do nosso aprendizado, mas não mudar e persistir no erro, é intolerável.
Como lidar com erros no trabalho
Diz a sabedoria popular que errar é humano, mas cometer erros no trabalho pode atrapalhar sensivelmente seus planos de maiores vôos na carreira. Equívocos são oportunidades de alerta e é bom lembrarmos que só erra quem toma ação sobre algo.
Reunimos alguns motivos para você perder o medo de errar e, se falhas acontecerem, evoluir com elas!
A palavra atelofobia vem do grego Ateles, que significa imperfeita ou incompleta, e phobos, que significa medo. Esse tipo de fobia quase sempre evolui para uma depressão. As pessoas que sofrem desse problema têm medo de errar e não se sentem capazes de completar uma atividade com perfeição.
O medo de errar é causado, principalmente, pela insegurança que, por sua vez, é fruto da falta de conhecimento sobre si, suas habilidades, talentos e capacidade de se tornar melhor. Ninguém nasce sabendo de tudo, as pessoas vão evoluindo e aprendendo com o tempo e isso se aplica, também, a você.
Como perder o medo de jogar bola?
Deixe explícitas frases como: “Me desculpe por…”, “Peço perdão por…” “Eu me arrependo de…”. Sempre em um tom não alterado, tranquilo e sem palavras ásperas. O mais importante aqui não é ter razão, ganhar uma discussão, botar a culpa em outro alguém ou situação que justifique o vacilo. Muito menos queira sair por cima.
Pedido de desculpas para namorado ou namorada
verbo transitivo direto Fazer a reparação de um erro, um crime, uma falta; retratar: redimiu os condenados de seus crimes. Oferecer compensação a alguém por um dano, prejuízo; ressarcir: o diretor redimiu os funcionários.