Subjetivismo. O romancista trata dos assuntos de forma pessoal, de acordo com sua opinião sobre o mundo. O subjetivismo pode ser notado através do uso de verbos na primeira pessoa. Trata-se sempre de uma opinião parcelada, dada por um indivíduo que baseia sua perspectiva naquilo que as suas sensações captam.
Paradigma objetivista O processo de avaliação da aprendizagem se dá através de testes e outros instrumentos de apreciação, onde se atribui qualidade ao que é avaliado. Preocupa-se com a objetividade.
Podemos definir o paradigma objetivista como sendo aquele que se preocupa com a objetividade do sistema avaliativo, em geral buscando continuidade com o rigor das ciências naturais. ... Esse paradigma se manifesta, por exemplo, nas provas e concursos tradicionais.
O Objetivismo afirma que a realidade existe independentemente da consciência, que o ser humano tem contato direto com a realidade através dos sentidos, que pode ter conhecimento objetivo pelo processo de formação de conceitos, da lógica dedutiva e indutiva, que o objetivo moral da vida humana é atingir a própria ...
Do ponto de vista moral, o Objetivismo defende as virtudes do autointeresse racional – tais como o pensamento independente, a produtividade, a justiça, a honestidade e a autorresponsabilidade.
Objetivismo estético - Perspetiva estética que defende a existência de propriedades estéticas nos próprios objetos, as quais em nada dependem dos sentimentos das pessoas que os apreciam. De acordo com o objetivismo a beleza está nas próprias coisas, pelo que não depende das opiniões de cada um.
OBJETIVISMO ---No REALISMO passam a usar uma representação mais fiel da realidade; os fatos são reais independentes da sua consciência; falam abertamente dos seus medos , esperanças e desejos ./// UNIVERSALISMO --no realismo todos os princípios que regem os homens devem ser universais e as pessoas e os grupos sociais ...
Características do realismo brasileiro Enfoque no homem e no seu cotidiano; Crítica social; Linguagem simples e objetiva; Personagens e ambientes descritos de forma detalhada.
O naturalismo é considerado uma evolução do realismo e apresentava as seguintes características: A ciência era usada como instrumento de análise e compreensão da sociedade. As personagens eram vítimas do determinismo: condicionadas por sua raça, meio e momento histórico em que viviam.
O realismo lidava com assuntos que descreviam o cotidiano das pessoas comuns, sendo uma espécie de relato dos acontecimentos cotidianos das classes média e baixa da sociedade. Por outro lado, o naturalismo se concentrava em tópicos mais sombrios que envolviam a vida do homem comum.
Machado de Assis
Autores do realismo brasileiro
Machado de Assis
Principais artistas do Realismo e suas obras:
Os principais artistas renascentistas italianos foram Leonardo da Vinci (1452-1519), Michelangelo Buonarroti (1475-1564) e Rafael Sanzio (1483-1520). Leonardo da Vinci não foi somente representante das artes plásticas (pintor e escultor), mas também estudou música, arquitetura, engenharia, foi inventor e filósofo.
Resposta. Resposta: O “novo” Realismo insistia na imitação precisa de percepções visuais sem alteração. Também eram diferentes em seus temas, os artistas se limitavam a fatos do mundo moderno à medida que os experimentavam pessoalmente; somente o que podiam ver ou tocar era considerado real.
Características da Arte Realista
Quatro ferramentas para criar desenhos realistas.
Tinham o desejo de retratar a realidade: o povo, pessoas simples vivendo suas rotinas, as nuances do momento e os gestos humanos. Pensavam apenas em retratar paisagens. Queriam retratar as imagens dos sonhos.