Só para comparar. Correr por uma hora na esteira equivale a perder 500 kcal (quase o equivalente à hidroginástica). Fazer musculação queima menos: cerca de 300 kcal em uma hora de atividade. Os exercícios de alta intensidade (como o spinning ou o HIIT) terão gastos calóricos maiores, em torno de 800 kcal por hora.
A hidroginástica é uma atividade física em que são combinados exercícios aeróbicos com a natação, o que proporciona diversos benefícios para a saúde, como perda de peso, melhora da circulação e fortalecimento dos músculos, por exemplo.
Apesar de parecer ser um exercício leve, o pilates não é indicado para todas as gestantes. "O pilates melhora a postura, evita dores lombares e fortalece os músculos das costas, preparando para o peso da barriga, mas só recomendamos para quem já praticava antes da gravidez.
Por que a hidroginástica para gestantes é o exercício ideal durante a gravidez?
As melhores atividades físicas para a gravidez incluem caminhada, hidroginástica; natação; ioga; bicicleta ergométrica e exercícios de alongamento. Estes tipos de exercícios ajudam a controlar o ganho de peso, não prejudicam os joelhos e melhoram o sistema cardiovascular, sendo benéficos para a mãe e para o bebê.
Os principais exercícios que podem não ser recomendados durante a gravidez são:
Gestantes e mulheres no pós-parto , na maioria das vezes, podem sim fazer exercícios de agachamento. Porém, é importante saber que se tratam de duas fases de maior risco para o sistema musculoesquelético da mulher e também para o assoalho pélvico.
"De forma geral, qualquer exercício, que não tenha risco de queda, a grávida pode fazer, desde que ela esteja respeitando as condições do seu corpo", afirma Fernanda Surita.
Confira a lista de alimentos necessários para cada fase da...
Alimentação da gestante: Para melhorar seu aproveitamento pelo organismo, é importante a ingestão de alimentos ricos em vitamina C, como kiwi, acerola, laranja, limão e tangerina.