Os Parâmetros Curriculares Nacionais de arte têm como objetivo orientar a prática pedagógica para alcançar uma educação de excelência. As aulas de arte precisam desenvolver no aluno a sensibilidade, percepção, imaginação, pensamento crítico e dimensão social das manifestações artísticas.
conhecimento progressivo e significativo da função que a arte desempenha nas culturas humanas. ... O conjunto de conteúdos está articulado dentro do contexto de ensino e aprendizagem em. três eixos norteadores: a produção, a fruição e a reflexão.
Tentaremos colocar as quatro expressões da Arte que constam na LDBEN e nos Parâmetros Curriculares Nacionais – as Artes Visuais, a Dança, a Música e o Teatro - como parte de um processo histórico em relação à sua transmissão, o ensino.
São, dentre outros, relatos de aula, as observações sobre cada aluno e sobre as dinâmicas dos grupos, a organização dos trabalhos realizados pelos alunos segundo critérios específicos, as perguntas surgidas a partir das propostas, descobertas realizadas durante a aula, os tipos de documentação, propostas de avaliação ...
As orientações didáticas presentes nos documentos oficiais devem acompanhar o trabalho dos professores nas suas ações, podendo-se destacar: LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação); PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais); o Projeto Pedagógico e o Regimento Escolar.
O ensino é baseado em três eixos interligados: produção (fazer e desenvolver um percurso de criação), apreciação (interpretar obras artísticas) e reflexão sobre a arte (contextualizar e pesquisar). Apesar dessa divisão, não deve haver uma ordem rígida ou uma priorização desses elementos ao longo do ano letivo.
Hoje, o bom currículo da disciplina deve contemplar as quatro linguagens: artes visuais, música, teatro e dança - o que nem sempre é cumprido em virtude da formação dos professores, muitos deles especialistas em apenas uma das áreas.
Estes elementos – ponto, linha, forma, cor, textura, tom, direção, escala, dimensão, movimento – são as bases, segundo Dondis (1997) para rabiscar, esboçar, desenhar, pintar, projetar, construir, esculpir ou gesti- cular, resultando numa imensa variedade de imagens.
ARTES VISUAIS – Elementos Visuais: as cores e as linhas. As artes visuais são aquelas formas de arte que podem ser percebidas pelo sentido da visão. São artes visuais a pintura, o desenho, a fotografia, o cinema, etc. As cores e as linhas são importantes elementos das artes visuais.
ponto
Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos,são a matéria-prima de toda informação visual. ... De acordo com o estudo de vários autores, podem-se identificar como principais elementos visuais: o ponto, a linha, a forma, o plano, a textura, e a cor.
Mas linguagem visual não é apenas um sistema de signos que serve de meio de comunicação entre indivíduos e pode ser percebido pelos órgãos dos sentidos; é também um meio de apreender conceitos, de ampliar e de produzir conhecimento do mundo físico e cultural, e um instrumento de formação de consciência.
A linguagem verbal é aquela expressa através de palavras escritas ou faladas, ou seja, a linguagem verbalizada. Já a linguagem não verbal utiliza dos signos visuais para ser efetivada, por exemplo, as imagens nas placas e as cores na sinalização de trânsito.
A criação de uma imagem para comunicar uma ideia pressupõe o uso de uma linguagem visual. Na análise da "linguagem visual", os elementos da linguagem são delineados através dos elementos de arte e princípios de design. ... Um diagrama, um mapa e uma pintura são exemplos de usos da linguagem visual.
Resposta: Um texto verbal visual é definido como àquele que apresenta ícones visuais, figuras, formas, formatos, cores, símbolos, tons e demais elementos visuais. O texto verbal visual tem efeito quando o leitor entende o contexto daqueles elementos.
Linguagem verbal: também chamada de linguagem verbalizada, é expressa por meio de palavras escritas ou faladas. Linguagem não verbal: utiliza signos visuais, como, por exemplo, os gestos, postura, ilustrações, placas, músicas.
Linguagem verbal: uso da palavra na comunicação. Linguagem não verbal: o não uso da palavra na comunicação. Linguagem mista: a união da linguagem verbal e da linguagem não verbal na comunicação.
Linguagem verbal é, portanto, aquela que utiliza palavras - o signo linguístico - na comunicação. A linguagem verbal tem duas modalidades: a língua escrita e a língua oral. ... Além disso, os gestos, expressões faciais, altura do tom da voz, contribuem para a clareza da comunicação.
E - Incorreta: A linguagem verbal e não verbal são duas modalidades de comunicação que nunca são empregadas juntas. A linguagem verbal trata-se daquele que é expressa através de palavras, sejam estas faladas ou escritas.