O Modernismo é uma escola literária que surgiu no início do século XX, após o pré-modernismo, em um momento conturbado. ... Esse movimento literário representa a ruptura com padrões e a inovação. Em Portugal, seu marco inicial deu-se em 1915 com a publicação da Revista Orpheu.
O Modernismo brasileiro teve três fases: a primeira surgiu em 1922, a segunda em 1930 e a terceira em 1945. O ponto de partida foi a Semana de Arte Moderna, que ocorreu entre 13 e 18 de fevereiro de 1922 e possibilitou a aproximação de vários artistas com ideias modernistas, dando força ao movimento.
Foi um movimento modernista no Brasil: Vanguarda Europeia. A Semana de Arte Moderna.
Resposta. Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Antônio de Alcântara Machado, Cassiano Ricardo, Menotti Del Pichia, Guilherme de Almeida. Carlos Drummond de Andrade, Murilo Mendes, Jorge de Lima, Cecília Meireles, Vinícius de Morais, João Guimarães Rosa, Clarice Lispector.
Principais representantes brasileiros do Pré-Modernismo e do Modernismo
Além desses autores, a 2ª fase do modernismo também revelou outros grandes escritores que deixaram sua marca na literatura brasileira, tais como:
Autores da Segunda Fase do Modernismo no Brasil. A produção literária do segunda fase do movimento modernista no Brasil (1930-1945) é encabeçada na poesia por Murilo Mendes, Jorge de Lima, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Vinícius de Moraes.
* a) Guilherme de Almeida, Graça Aranha, Aluízio Azevedo, Adolfo Caminha, Jorge Amado, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira. b) Vinícius de Moraes, Jorge Amado, José Lins do Rego, Rachel de Queiroz, Graça Aranha, Guilherme de Almeida, João Cabral de Melo Neto.
Características da 1ª fase do Modernismo
Ainda que estivessem características das vanguardas europeias, o evento buscava apresentar uma arte mais brasileira (brasilidade). Por esse motivo, a primeira fase modernista priorizou temas pautados no nacionalismo, portanto na cultura e na identidade do Brasil.