EQST

O Que O Direito Grego?

O que é o direito grego?

Para os Gregos da Grécia Antiga, a fonte do direito é o NOMOS, que designa LEI, regra, norma. A noção aparece em Hesíodo (século VII AC) e Píndaro (século V AC) defendendo: “a lei é a rainha de todas as coisas”. Porém, devemos lembrar que para esse povo, NOMOS também se refere aos costumes.

Como era considerado as leis para os gregos?

O DIREITO GREGO A LEI E A JUSTIÇA NA ANTIGA GRÉCIA A LEI A lei era considerada pelos primitivos gregos como um costume sagrado, revelado e sancionado pelos deuses. ... Quando esses homens redigiram os seus novos códigos, os thesmoi, ou costumes sagrados, transformaram-se em nomoi, ou leis feitas por homens.

Quem podia votar na democracia da Grécia antiga?

Em Atenas, na dita democracia ateniense, só podiam votar homens gregos ( filhos de pais atenienses) e livres. Portanto apenas uma minoria da população poderia exercer efetivamente seu voto.

Quem tinha o direito de votar em Atenas?

Somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos. As mulheres, escravos e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação política.

Como era o voto na Grécia antiga?

A democracia ateniense estava baseada em três princípios: isegoria, isonomia, isocracia, ou seja, todos os cidadãos tinham direito à palavra nas assembleias, eram iguais perante à lei e participavam de forma igualitária nas decisões públicas.

O que caracterizou a democracia grega?

A democracia grega possuía duas características de grande importância para o futuro da filosofia. Em primeiro lugar, a democracia afirmava a igualdade de todos os homens adultos perante as leis e o direito de todos de participar diretamente do governo da cidade, da polis.

O que é a democracia na Grécia antiga?

O termo democracia tem origem grega, podendo ser etimologicamente dividido da seguinte maneira: demos (povo), kratos (poder). Em geral, democracia é a prática política de dissolução, de alguma maneira, do poder e das decisões políticas em meio aos cidadãos.

Quais as principais características das cidades estados da Grécia antiga?

As pólis gregas eram as cidades-estado da Grécia Antiga. Estas cidades possuíam um alto nível de independência, ou seja, tinham liberdade e autonomia política e econômica. Principais características das pólis gregas: Nas pólis não existia separação entre as áreas rural e urbana, nem existiam relações de dependência.

Quais são as principais características das cidades-estados?

Cidades-Estado possuíam um alto nível de independência, o que levava as seguintes características, tais como: - liberdade e autonomia política e econômica; - sem separação de áreas rurais e urbanas; - governo, leis e costumes próprios.

Quais eram as características de uma cidade estado e quais foram as mais importantes?

Tinham um templo, uma praça central, um mercado, um mesmo dialeto, mesma cultura, tinham poder politico, econômico, militar.

Quais eram as características de uma cidade-estado e quais foram as mais notáveis?

Resposta. Estas cidades possuíam um alto nível de independência, ou seja, tinham liberdade e autonomia política e econômica. Nas pólis não existia separação entre as áreas rural e urbana, nem existiam relações de dependência. Muitos habitantes das pólis, principalmente da nobreza, habitavam em casas de campo.

Quais os elementos de unidades entre Cidade-estado?

Resposta. A língua e a religião eram elementos de unidade entre as cidades-estado.

O que são cidades-estados gregas?

O termo cidade-Estado significa cidade independente, com governo próprio e autônomo, sendo comum, esta denominação, na antiguidade, principalmente na Grécia Antiga, tais como Tebas, Atenas e Esparta.