(i) existência física: o objeto deve ser previamente determinado. Direito de autor não é direito real porque não necessita de registro. (ii) economicidade: deve ter valor próprio. Essa é a principal diferença entre direito real e direito da personalidade.
As garantias reais recaem sobre coisas, ou seja, bens móveis ou bens imóveis. No direito brasileiro temos quatro tipos de garantias reais, quais sejam: Penhor; Anticrese; Hipoteca; Alienação fiduciária em garantia. O penhor é a entrega de um objeto móvel para garantia de uma dívida.
Art. O direito das coisas, também denominado direitos reais, consiste em um conjunto de normas, predominantemente obrigatórias, que tendem a regular o direito atribuído à pessoa sobre bens corpóreos, móveis ou imóveis de conteúdo econômico.
São direitos reais considerados no art. 1.
O direito real representa um complexo de normas regulamentadoras das relações jurídicas correspondentes à coisas que o homem possa possuir, como um apartamento, por exemplo. ... Enquanto isso, o direito pessoal responde ao Direito das Obrigações numa forma que trata das relações dos sujeitos passivos e ativos.
O Direito das obrigações, também chamado de Direito Pessoal, é um conjunto de normas que regem as relações jurídicas de ordem patrimonial, onde um sujeito tem o dever de prestar e o outro tem o direito de exigir essa prestação, ou seja, um deve fazer algo e o outro deve receber esse algo.
Conteúdo do Direito das Coisas. Principal objeto do direito das coisas é o estudo da propriedade, seguindo-se: - posse; - direitos reais de uso da propriedade; - direitos reais de garantia; - locação; - alienação fiduciária; - loteamento; - financiamento para aquisição de casa própria (Lei n.