Para Montesquieu uma constituição seria ótima se houvessem 3 poderes:Judiciário, Executivo e Legislativo. ... Tem a obrigação de julgar os que cometem ações incoerentes com as leis criadas pelo poder legislativo. Poder Legislativo é controlado por: Órgãos federais.
Segundo Montesquieu, a formação da sociedade política deveria se basear em uma divisão dos Poderes. Essa separação instituiria uma relação de "pesos e contrapesos", de modo a produzir um equilíbrio segundo o qual um poder não poderia se sobrepor ao outro. ... Três Poderes: Legislativo, Judiciário e Econômico.
Ele era completamente contra o poder despótico (o poder absoluto concentrado nas mãos de um tirano). Seu modelo defendia o respeito à liberdade e à vida, além dos direitos políticos dos cidadãos. Havia, para Montesquieu, três formas de governo centrais, sendo duas legítimas e uma ilegítima.
A teoria da Separação dos Poderes, desenvolvida por Montesquieu[1], prevê a autonomia dos Poderes como um pressuposto de validade para o Estado Democrático.
(UEBA) No período do Iluminismo, no século XVIII, o filósofo Montesquieu defendia: divisão da riqueza nacional. divisão dos poderes executivo, legislativo e judiciário.