São procedimentos consecutivos realizados desde o início até o término da cirurgia. De um modo geral as intervenções cirúrgicas são realizadas em quatro tempos básicos, de acordo com a etapa do procedimento a ser realizada pelo cirurgião: Diérese- significa dividir, cortar ou separar.
Atenciosamente. Olá boa tarde, obrigado por sua pergunta. Em média o procedimento de curetagem uterina, seja ele por aspiração ou manual, dura em torno de 30 minutos em média, incluindo a anestesia e o procedimento como um todo. E poderá ser liberada no mesmo dia.
Existem dois métodos de curetagem. A tradicional é feita com uma colher utilizada para raspar o interior do útero. A segunda opção é uma aspiração intrauterina que suga os restos da placenta. Esse método é mais moderno e há menos chances de lesar o útero e o endométrio.
Normalmente, ao diagnosticar uma perda gestacional retida, o médico recomenda uma conduta cirúrgica, apesar da conduta expectante e farmacológica serem boas alternativas. A conduta cirúrgica baseia-se principalmente na técnica de dilatação e curetagem; entretanto, a aspiração também pode ser realizada.
A curetagem é indicada a pacientes com abortamento retido (quando o feto não tem mais batimentos cardíacos, mas não se exteriorizou espontaneamente), abortamento incompleto (quando houve sangramento, mas sem a saída completa do feto e restos ovulares) e em casos de não grávidas que apresentam sangramento excessivo e .../span>
Um dos problemas mais graves da curetagem é o perfuramento do útero, que pode ocasionar hemorragias, além de lesões em outros órgãos, tais como bexiga e intestino. Outro problema está relacionado com a adesão das paredes uterinas, uma complicação grave que pode levar à infertilidade.
Depois, devem-se ter outros cuidados como: Não usar absorvente interno no primeiro mês após a curetagem; Não usar o chuva vaginal para fazer lavagem da vagina; Não ter relações sexuais por, pelo menos, 2 semanas.
O procedimento médico popularmente conhecido como curetagem é uma das cirurgias em ginecologia e obstetrícia mais executadas no mundo. O objetivo dela é o de retirar material de dentro da cavidade uterina para liberação da mesma. E posteriormente, para análise clínica do material./span>