substantivo feminino Música Canção, ordinariamente triste, entoada por uma única voz, sem acompanhamento.
Para se construir uma melodia, é preciso organizar as notas musicais com duração, intensidade e altura. quanto mais simples, mais fácil será a memorização da melodia. O ritmo é que vai ditar o tempo musical e estilo de música. Através da duração de cada som e a sua duração, é possível dar ritmo para a música.
Na linguística, a polifonia textual é uma característica dos textos em que estão presentes diversas vozes. O termo polifonia é formado pelos vocábulos “poli” (muitos) e “fonia” (relativo ao som, voz). Em outras palavras, a polifonia aponta a presença de obras ou referências que aparecem dentro de outra.
Monofonia ocorre quando se apresenta melodia única, sem que haja acompanhamento, ou melodia antagonista, de contracanto ou contraponto, cuja monofonia se consolida quando há relação de uníssono rítmico e onde as vozes complementam o fazer musical em uníssono melódico ou oitavas justas.
Frequentemente a textura é definida pelo número de vozes que intervêm na peça musical (entendendo-se como vozes as diversas linhas melódicas simultâneas, sejam propriamente vocais ou instrumentais) e pela forma como essas diversas vozes se relacionam .
O elemento básico de qualquer sistema de notação musical é a NOTA, que representa um único som e suas características básicas (parâmetros do som): DURAÇÃO e ALTURA.
As principais características do som são INTENSIDADE, DURAÇÃO, ALTURA e TIMBRE. INTENSIDADE – É a propriedade que nos permite distinguir sons fortes e sons fracos. É o grau de volume sonoro. A intensidade do som depende da força empregada para produzir as vibrações.
Os 4 parâmetros musicais são:
Essas qualidades estão relacionadas à sensação que o som produz no ouvido humano e são: altura, intensidade e timbre. Essa qualidade permite ao ser humano diferenciar e classificar os sons em graves e agudos.
Resposta. O som apresenta as seguintes quatro características: Intensidade, Duração, Altura e Timbre. ... Duração - Relativo ao tempo especifico em que ele dura ou durará quando inciado. Altura - Relacionado a dois tipos de sons; sons graves e sons agudos, é o que definem a característica central do som.
Agudo: Som com maior frequência (vibrações rápidas), que correspondem a um som alto alto, logo, agudo. Grave: Som com menor frequência (vibrações lentas), que correspondem a um som baixo, logo grave. Exemplo: Contrabaixo, Trombone, Tuba e Violoncello.
São exemplos de instrumentos que produzem ondas sonoras agudas o apito, o clarinete, a flauta, o trompete e o violino.