Uma solução é uma mistura homogênea (apresenta uma única fase/ aspecto visual), na qual temos a presença de um material (soluto) dissolvido em outro (solvente). Um exemplo de solução é a adição do cloreto de sódio (NaCl) à água (H2O).
Misturas Eutéticas: se comportam como se fossem substâncias puras no processo de fusão, isto é, a temperatura mantém-se inalterada do início ao fim da fusão (PF constante). Exemplos: ligas metálicas em geral. A solda é uma mistura eutética de Estanho e Chumbo. ... Mistura azeotrópica: PF varia e PE permanece constante.
Solvente: é a substância que pode dissolver outras substâncias, no caso o soluto, e formar soluções homogêneas. Exemplo: açúcar quando é dissolvido em água. Sendo o açúcar, o soluto e a água, o solvente.
Resposta: Toda e qualquer substância que consegue dissolver outras. Explicação: como exemplo podemos citar a água que é considerada solvente universal.
Quando o solvente é a água, o processo é denominado de hidratação. As considerações feitas podem ainda tomar referência a passagem dos íons do estado gasoso para o estado líquido, que ocorre com liberação de certa quantidade de energia denominada energia de hidratação o que constitui um processo exotérmico.
A entalpia é a energia térmica envolvida em uma reação ou processo químico. Há cinco tipos de entalpia que podem ser calculados: formação, combustão, ligação, neutralização e dissolução. Esse cálculo do valor da variação de entalpia é importante para determinar se o processo é endotérmico ou exotérmico.
A estabilidade adicional que acompanha a formação da rede cristalina é medida como entalpia de rede. ... A entalpia da rede depende diretamente do tamanho das cargas e inversamente na distância entre os íons.