EQST

Qual A Especificidade Do Pensamento Filosfico?

Qual é a especificidade do pensamento filosófico?

O pensamento filosófico é, tão somente, uma atividade racional voltada à discussão. A filosofia é um sistema acabado fechado em si mesmo. A reflexão filosófica deve ser de conjunto, radical e rigorosa. O sistema filosófico é uma reflexão das coisas que nos circundam e nada além disso.

O que é específico da filosofia?

RESUMO: A Filosofia é uma atividade do pensamento e sua natureza é tanto especulativa quanto reflexiva. Uma de suas especificidades é a abertura de seus problemas, pois estes podem ser sempre rediscutidos e reavaliados. ... Em filosofia os problemas podem ser discutidos sem que haja uma interligação necessária entre eles.

Qual é a especificidade da filosofia em relação à ciência?

A especificidade da filosofia em relação à ciência está no fato de que está última segue uma linha de racionalidade, embasada em estudos filóficos, sendo destacado por muitos filósofos.

Qual é a especificidade?

n.f. 1. Característica inata ou intrínseca de alguma coisa ou de alguma pessoa, que lhe atribui uma natureza ou índole singular e diferenciativa; particularidade.

Qual a diferença de sensibilidade e especificidade?

Sensibilidade (s) - é a probabilidade de um indivíduo avaliado e doente de ter seu teste alterado (positivo). Especificidade (e) - é a probabilidade de um indivíduo avaliado e normal ter seu teste normal (negativo).

Qual a importância da seletividade de um farmaco?

Os medicamentos, então, interagem com as células ou tecidos nos quais eles produzem seus efeitos desejados (locais alvo). Essa interação é chamada de seletividade. A seletividade é o grau em que um medicamento age em um dado local em relação a outros locais.

Quais são os locais de ação dos fármacos?

do organismo. SÍTIOS DE AÇÃO: Locais onde as substâncias endógenas ou exógenas (fármacos) interagem para promover uma resposta fisiológica ou farmacológica. Em Farmacologia: Receptor - local onde o fármaco interage e produz um efeito farmacológico.

Quanto maior a especificidade de uma droga menor os efeitos colaterais?

Entretanto, devemos ressaltar que nenhuma droga é totalmente específica nas suas ações. Em muitos casos, o aumento na sua dose faz com que haja perda da especificidade, e a droga afete outros alvos diferentes do principal, podendo resultar em efeitos colaterais.

Quanto maior a afinidade do fármaco pelo receptor menor a concentração em que produz determinado efeito?

Nenhum fármaco é totalmente específico nas suas ações. Quanto maior a afinidade do fármaco pelo receptor, menor a concentração em que produz determinado efeito. Quando dois fármacos se ligam ao mesmo receptor exercendo efeitos contrários, podese afirmar que os mesmos são agonistas competitivos.

Por que não existe antagonismo competitivo entre duas drogas agonistas plenas?

Um antagonista competitivo liga-se reversivelmente ao sítio de um receptor. Ao contrário do agonista, que também se liga ao sítio ativo do receptor, o antagonista competitivo não esta- biliza a conformação necessária para a ativação do receptor.

Quanto maior a eficácia maior a potência de um farmaco?

Potência, eficiência e eficácia Por exemplo, se 5 mg do medicamento A aliviam a dor com a mesma eficácia que 10 mg do medicamento B, o medicamento A é duas vezes mais potente que o medicamento B. A eficiência é a capacidade do medicamento de produzir um efeito (como redução da pressão arterial).