uma lesão expansiva no rim pode ser qualquer lesão que aperente está crescendo ali e originalmente não fazia parte do rim. Geralmente os médicos radiologistas utilizam esta denominação para nódulos ou massas renais. Estes nódulos e massas renais podem ser tumores renais.
O nódulo pulmonar é definido como uma lesão circular abaixo de 3cm em um dos pulmões. Ele pode ter dezenas de causas, sendo as mais comuns as infecções pulmonares ou cicatrizes de infecções anteriores, como a tuberculose.
Podem ser várias coisas, inclusive um ovário ou um cisto, muito mais provavelmente que um tumor. Se seu médico ficou com alguma dúvida o ideal seria fazer um exame que pudesse ver melhor essa região, como ultrassonografia ou ressonância magnética.
substantivo feminino [Patologia] Formação ou presença de um tumor, aumento anormal de algum tecido no corpo. Etimologia (origem da palavra tumoração).
São tumores que surgem das células da glia, podendo ser subdivididos em astrocitomas, oligodendrogliomas e ependimomas. Esses tumores geralmente são hipo/isointensos em sequências ponderadas em T1 e hiperintensos em sequências ponderadas em T2 e FLAIR, podendo ou não apresentar realce pelo meio de contraste.
O que significa " Área de sinal hiperintenso em T2 e FLAIR na substância branca anterior à região núcleo-capsular esquerda, podendo representar área de encefalomalácia". Provável área de lesão. Como não é superficial, possivelmente um sangramento anterior (AVC ou trauma).
Foram considerados cistos simples as lesões que apresentaram as seguintes características na RM: nódulo bem definido, hipointenso em T1 e hiperintenso em T2, sem queda de sinal aparente nos ecos mais longos (TE = 140 ms), com conteúdo homogêneo, sem septos ou vegetações e sem áreas de realce após a injeção do meio de ...
Gliose ou microangiopatia são os termos usados para descrever as pequenas manchas brancas na substância branca do nosso cérebro, que podem ocorrer em alguns indivíduos, sobretudo naqueles com histórico de doenças crônicas, como doença renal, hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, ou aqueles que tenham sido ...
A microangiopatia cerebral é um reflexo da mudança patológica dos pequenos vasos cerebrais, o que inclui pequenas artérias, arteríolas, capilares e vênulas. Isso está associado com lesões de matéria branca, infartos lacunares, e, mais recentemente descrito, também com microssangramentos.
Microangiopatia, também conhecida como leucoaraiose, é um conjunto de achados sugestivos de lesões isquêmicas na substância branca cerebral, mais comumente encontrados em pacientes diabéticos e/ou hipertensos, e, caso haja comprometimento extenso, pode cursar com dano cognitivo que costuma se manifestar mais ...
A microangiopatia não tem tratamento específico, o que podemos tratar é a causa base e prevenir complicações. No caso da microangiopatia diabética o controle rigoroso da doença e acompanhamento de perto leva a uma melhora dos sintomas e estabilização do problema. Procure um cirurgião vascular e faça uma avaliação.
Gliose significa "cicatriz" no tecido cerebral e microangiopatia significa doença das pequenas artérias cerebrais. Dessa forma, a gliose por microangiopatia significa comprometimento cerebral crônico por doença das pequenas artérias e indica lesões que já aconteceram, então não tem cura.
Microangiopatia supratentorial leve caracteriza-se por alterações nos microvasos cerebrais, que se não for controlada pode levar a aumento de risco de acidente vascular encefálico isquêmico, alterações cognitivas e motoras (dificuldade para deambular, tremor, lentificação).
A angiopatia amilóide cerebral (AAC) ou angiopatia congofílica consiste na deposição de amilóide nas camadas média e adventícia das pequenas artérias e arteríolas encefálicas ou leptomeníngeas. Apresenta-se habitualmente como hemorragias cerebrais, às vezes múltiplas, em pacientes idosos e normotensos.
encefalomalacia e uma doença muito grave pode levar a morte? Várias doenças que danifiquem o encéfalo o bastante para diminuírem sua densidade resultam em encefalomalácia, sendo as mais comuns por AVEs, tumores que comprimiram o tecido cerebral por tempo prolongado, traumatismos cranianos, etc.
O que é encefalomalacia/gliose? É uma cicatriz que se forma no cérebro em decorrência de algum dano, como trauma, AVC, infecção, entre outros.
Significado de Encefalomalacia substantivo feminino Amolecimento cerebral; flexibilidade ou diminuição da rigidez do cérebro causada por alterações, ou modificações, degenerativas do tecido nervoso. Etimologia (origem da palavra encefalomalacia). Encéfalo + málaco + ia.