A fotossensibilização refere-se a resposta exagerada da suscetibilidade da pele à radiação da luz solar, pela presença local de agentes fotodinâmicos, os quais apresentam uma configuração química que é capaz de absorver determinados comprimentos de onda da luz ultravioleta (UV), passando energia extra para as células ...
Na fotossensibilização primária, a planta possui um pigmento que é absorvido pela mucosa intestinal, atravessa a barreira hepática e cai na circulação geral, indo, também à pele, onde então causa sensibilidade exagerada aos raios solares. Na fotossensibilização secundária ou hepatógena o processo é mais complexo.
O tratamento da fotossensibilização deve proceder inicialmente na retirada dos animais acometidos do sol, colocando-os em piquetes sombreados. Pode-se administrar protetores hepáticos, anti-histamínicos e hidratantes; em bovinos e ovinos. Pomadas antissépticas e cicatrizantes podem ser passadas nas lesões.
O tratamento pode ser feito com substâncias hepatoprotetoras para o fígado, administração de vitamina A para estimular a regeneração da pele e dos pelos, uso de corticoides, pomadas cicatrizantes e protetor solar nos locais da pele mais afetados. Uma forma de controle da doença é diversificar as pastagens.
A requeima ou mela é a doença mais importante para diversas culturas de importância econômica, como batata, tomate e cacau. Esta pode ocorrer em todas as partes da planta como também em plântulas logo após a emergência, causando lesões marrons que gradualmente espalham-se por todos os tecidos.
O tratamento da dermatofilose consiste em isolar os animais doentes e realizar terapia com antimicrobianos. A desinfecção dos utensílios utilizados no manejo dos animais doentes é aconselhável para minimizar a disseminação da enfermidade.
Como tratar? Procure esta ferida no úbere de vacas em final de lactação e secas. Em seguida, limpe a ferida e retire toda a crosta presente; são estas crostas que impedem a ação do medicamento e garantem a continuidade da lesão. Lave bem com iodo e aplique uma pasta com organofosforado.
O tratamento geralmente é feito com medicamentos de uso tópico, prescritos pelo médico veterinário. No caso de afetar um grande número de animais, como rebanhos, o tratamento é feito à base de pulverização ou banhos com fungicidas.
Dermatomicoses: quando fungos ou leveduras causam lesões de pele visíveis. A localização das lesões. Natureza dos sintomas (coceira ou dor). Pele, cabelos ou unhas, outras partes do corpo.
Terapia sistêmica: A terapia sistêmica mais utilizada é com o antifúngico itraconazol, mas outros princípios ativos como griseofulvina e a terbinafina também podem ser indicados.
Na maioria dos casos, o tratamento das dermatofitoses é tópico, ou seja, o médico pode recomendar apenas a aplicação de pomadas ou cremes contendo antifúngico. No entanto, no caso de lesões mais extensas ou no caso de micose na unha ou no couro cabeludo, pode também ser necessário fazer uso de antifúngicos orais.
1. Micose da pele
Como tratar: O tratamento é feito com pomadas antifúngicas, como Miconazol, Clotrimazol ou Itraconazol, e pode durar semanas a meses. Quando há uma infecção grave, ou quando as unhas estão muito afetadas, pode ser necessário o uso de medicamentos em comprimido, como Fluconazol, Itraconazol ou Terbinafina.
O diagnóstico das dermatofitoses baseia-se no aspecto clínico e local da infecção e pode ser confirmado por exame micológico com hidróxido de potássio (KOH) que revela hifas ou por cultura dos pelos coletados. Para onicomicose, o teste mais sensível é uma coloração ácido periódico-Schiff do raspado de unhas.
Os mais comuns são: dermatofitose do corpo (Tinea corporis), dermatofitose dos pés (Tinea pedis), dermatofitose ungueal ou onicomicose, dermatofitose do couro cabeludo (Tinea capitis), dermatofitose das dobras da virilha (Tinea cruris) e nas dobras dos pés (vulgarmente chamada de pé de atleta).
Estima-se que existam cerca de 30 espécies de dermatófitos, que podem acometer tanto o homem quanto animais domésticos e silvestres. Essas espécies podem ser classificadas em antropofílicas (acometem apenas a pele humana), zoofílicas (acometem animais domésticos e silvestres) e geofílicas (vivem no solo).
Dermatófitos é uma designação comum para um grupo de três géneros de fungos que causam infecções em animais e humanos denominadas dermatofitoses. Os géneros das formas anamórficas destes fungos são: Microsporum, Epidermophyton e Trichophyton, os quais incluem cerca de 40 espécies.
utilizam a queratina como fonte de nitrogênio, e que consequentemente, causam patologias em animais e humanos. A identificação dos dermatófitos é realizada com bases em analises morfológicas, macro e microscópicas, relacionados com a fase reprodutiva assexuada desses microrganismos.
PATOGÊNESE DAS DERMATOFITOSES Durante o processo infeccioso, os dermatófitos devem superar os mecanismos de defesa inatos do hos- pedeiro, primeira linha de proteção do organismo con- tra infecções, para que ocorra a colonização tecidual.
A dermatofitose (doença infeciosa da pele mais comum no gato), vulgarmente designada de tinha, é uma infeção das camadas superficiais da pele. O organismo causal é um fungo que tem capacidade de invadir e alimentar-se de tecido queratinizado (pele, pêlos e unhas, do Homem e dos animais).
Os dermatófitos são queratinofílicos e queratinolíticos e sua elevada afinidade com tecidos queratinizados torna-os responsáveis por micoses superficiais que afetam pele, pelos, unhas, cabelo e barba. Estas infecções são muito comuns, mas geralmente não são fatais.
Quais são os sintomas de tinha do couro cabeludo?
Nos adultos, o tratamento de tinea capitis é com o medicamento antimicótico terbinafina ou itraconazol administrado por via oral.
O que fazer: o tratamento é orientado pelo dermatologista, com antifúngicos como Griseofulvina ou a Terbinafina, tomados por cerca de 6 semanas. Além disso, xampus a base de sulfato de selênio ou Cetoconazol podem ajudar a eliminar a infecção.
O tratamento para micose no couro cabeludo precisa ser orientado por um dermatologista e, normalmente, é feito com o uso de antifúngicos orais e shampoos para eliminar os fungos da cabeça, aliviando os sintomas....Shampoos