EQST

O Que Foi O Romance Urbano Quais As Suas Temticas E As Principais Obras Do Perodo?

O que foi o romance urbano quais as suas temáticas e as principais obras do período?

O Romance Urbano ou Romance de Costumes designam as obras que retratam o Brasil, principalmente o Rio de Janeiro, no Segundo Reinado (1831-1840). Apontam os aspectos negativos da vida urbana e dos costumes burgueses.

O que é a poesia indianista?

Na literatura brasileira, indianismo é o termo que faz referência à idealização do indígena, por vezes retratado como um mítico herói nacional. Foi uma das peculiaridades do romantismo no Brasil e que também possui uma extensão, menor que seja, nas artes plásticas brasileiras durante o século XIX.

Quais são as características da heroína romântica?

Uma heroína romântica é humilde, sempre coloca a necessidade dos outros à frente das suas, é corajosa, não guarda rancor, se coloca no lugar do outro antes de agir, é cuidadosa nas atitudes e palavras, ajuda independentemente do passado, "Todos merecem uma segunda chance"- Na maioria da vezes elas afirmam assim.

Quais são as características da heroína?

Uma das principais características produzidas pela heroína no organismo é causar boas sensações e momentos agradáveis. O que se assemelha a atuação da endorfina (neurotransmissor), que é responsável por relaxar e dar sensação de euforia e bem-estar para o nosso corpo.

Por que Iracema é considerado um romance indianista?

A constituição do indianismo como mito fundador nacional, embora de raízes europeias. Iracema foi escrito em 1865 por José de Alencar (1829-1877) e conta a história de amor entre a indígena que dá nome à obra e o aventureiro português Martim. ...

O que é indianismo e nacionalismo?

°Indianismo, pois eles valorizavam a cultura do índio, construindo uma imagem de que ele deveria ser o Herói do país, que no caso é o brasil. ° Nacionalista, pois nessa Fase/Geração do Romantismo, existia um poeta chamado Gonçalves Dias, e ele estava fora do Brasil, em um pais da Europa.

Qual é o significado da palavra nacionalismo?

Nacionalismo é uma ideologia surgida no século XIX quando se afirmavam os Estados-Nações na Europa. O termo é utilizado para descrever o sentimento e a atitude que os integrantes de uma nação têm quando forma a identidade nacional.

Porque o índio foi escolhido para representar a identidade brasileira?

Para valorizar as origens da nacionalidade escolheu-se o índio, visto como parte integrante e como fundador da nação brasileira. Em 1856, quando Gonçalves de Magalhães publicou o poema épico A Confederação dos Tamoios, obra financiada pelo Imperador, o índio passou a ser considerado o símbolo nacional.

O que é uma poesia nacionalista?

É um poema que simboliza bem a essência da primeira geração romântica brasileira, pois tem cunho nacionalista. Obviamente, trata-se de um nacionalismo ufanista, que enaltece o país, com ausência de críticas, já que objetiva despertar nos brasileiros e brasileiras o amor pela sua pátria.

Quais são as três gerações do Romantismo?

A produção literária dos autores brasileiros do Romantismo é subdividida em três gerações. São as chamadas gerações românticas no Brasil. A primeira geração é denominada nacionalista ou indianista. A segunda geração romântica foi batizada de "geração do mal-do-século" e a terceira de "geração condoreira".

O que é o nacionalismo romântico?

O nacionalismo romântico (também chamado de nacionalismo orgânico ou nacionalismo da identidade) é uma forma de nacionalismo na qual o Estado deriva sua legitimidade política como consequência orgânica da unidade dos indivíduos que este governa.

Quais são as gerações do Romantismo no Brasil?

São apontadas três gerações de escritores românticos: - Primeira geração: nacionalista, indianista e religiosa. Os poetas que se destacam são: Gonçalves Dias e Gonçalves de Magalhães. - Segunda geração: é um período marcado pelo mal do século, apresenta egocentrismo irritado, pessimismo, satanismo e atração pela morte.

Quais as principais características do Romantismo brasileiro?

Entre as principais características da primeira geração romântica no Brasil estão: o nacionalismo ufanista, o indianismo, o subjetivismo, a religiosidade, o brasileirismo (linguagem), a evasão do tempo e espaço, o egocentrismo, o individualismo, o sofrimento amoroso, a exaltação da liberdade, a expressão de estados de ...