Entre 1945 e 1964, o Brasil viveu um período de experiência democrática, com a volta da liberdade de imprensa e da manifestação de ideias. ... Com o fim da Era Vargas, em 1945 os brasileiros puderam exercer o voto direto e secreto para Presidente da República. Quem ganhou foi o general Eurico Gaspar Dutra.
Foi iniciada após a abertura política, que teve seu ápice na primeira eleição presidencial, em 1989, após o fim das eleições indiretas que prevaleceram no período da ditadura militar. No período inicial da República, entre 1889 e 1894, o país foi dominado pelos setores militares.
Após quase 10 anos de ditadura, em 1945, os brasileiros reencontravam-se com a democracia e elegeram o general Eurico Gaspar Dutra, o candidato do Partido Social Democrático, como Presidente da República. Era o início de um regime democrático que duraria 19 anos, sobrevivendo entre diversas crises políticas.
A Constituição de 1946 foi promulgada no dia 18 de setembro e foi o marco da primeira experiência democrática do Brasil: a Quarta República, também conhecida como República Populista. ... Garantiu princípios democráticos, mas ainda manteve alguns aspectos conservadores, como a proibição do voto dos analfabetos.
Período Populista
1934
Eurico Gaspar Dutra
Porque com o fim da Era Vargas, o Brasil voltava a ser uma democracia. Juntando-se à era passada, a Varguista implantou uma cultura popular na política, o que conhecemos ainda hoje.
Vale lembrar que uma transição negociada significa que a redemocratização brasileira aconteceu por meio de um acordo feito entre os moderados da oposição e do regime: a abertura política ocorre e em troca os interesses militares não são feridos.
Plano econômico apresentado pelo presidente Eurico Dutra ao Congresso Nacional em 10 de maio de 1948 através da Mensagem Presidencial nº 196. ... A designação Salte foi tirada das iniciais dos quatro principais problemas que o plano se propunha a resolver: saúde (s), alimentação (al), transporte (t) e energia (e).
O objetivo do SALTE era estimular e melhorar o desenvolvimento de setores de saúde, alimentação, transporte e energia por todo o Brasil, assim ajudando e melhorando as condições de vida da população brasileira.
Plano SALTE é o nome de um plano econômico elaborado pelo governo brasileiro, na administração do presidente Eurico Gaspar Dutra (1946-1950) que tinha como objetivo estimular o desenvolvimento de setores como saúde, alimentação, transporte e energia (exatamente o significado da sigla "SALTE").
Seu objetivo era estimular o desenvolvimento de diversos setores, entre eles: Saúde, Alimentação, Transporte e Energia, daí surgindo a sigla SALTE. ... O impacto na sociedade brasileira foi o estabelecimento de estratégias de combate a inflação, coordenando os gastos públicos que deram origem ao Plano SALTE.
Era um plano econômico arrojado, pretendo investir recursos em Saúde, Alimentação, Transporte e Energia (e daí o nome "SALTE"), aproximando a sociedade brasileira do modelo capitalista de economia (como parte da estratégia da Escola Superior de Guerra de aproximar o país dos Estados Unidos durante a Guerra Fria) e ...
Sempre abrir. Plano SALTE é o nome de um plano econômico elaborado pelo governo brasileiro, na administração do presidente Eurico Gaspar Dutra (1946-1950) que tinha como objetivo estimular o desenvolvimento de setores como saúde, alimentação, transporte e energia (exatamente o significado da sigla "SALTE").
Militares e analfabetos não poderiam votar, o voto feminino foi mantido e sua idade mínima reduzida para os 18 anos de idade. ... Após receber uma significativa quantidade de votos, o Partido Comunista foi posto na ilegalidade e todos os funcionários públicos pertencentes ao mesmo partido foram exonerados de seus cargos.
Mais ao fim de seu governo, Dutra propôs a criação do Plano Salte, que estipulava a priorização de investimentos para as áreas de saúde, alimentação, transporte e energia. O plano mal saiu do papel, mas, de qualquer forma, a mudança na política econômica após 1947 refletiu-se em um crescimento anual médio de 8% |4|.
O governo Dutra, com o liberalismo, facilitou à importação de mercadorias para o país. Neste período o Brasil passou a importar muito bens de consumo. Essas importações esgotaram as reservas que foram acumuladas durante o período da segunda guerra. Após esse processo, Dutra dificultou a entrada das importações no país.
a eleição direta para os cargos de presidente, governadores e prefeitos; a garantia de liberdade de expressão e pluripartidarismo; o voto obrigatório, mantendo o voto feminino, excluindo ainda os analfabetos; a reiteração das leis trabalhistas.
O governo Dutra foi um momento importante para o país que tinha vivido muitos anos com o governo Vargas. ... Na economia, o governo Dutra adotou o liberalismo e facilitou a importação de mercadorias, o país passou a importar muito bens de consumo.
-Militares e analfabetos não poderiam votar, o voto feminino foi mantido e sua idade mínima reduzida para os 18 anos de idade. -O Partido Comunista foi posto na ilegalidade e todos os funcionários públicos pertencentes ao mesmo partido foram exonerados.
Resposta. A política econômica de Dutra foi marcada pela predominância de políticas liberais. Nessa época, o volume de importações brasileiras aumentou significativamente.
A política externa do governo Dutra foi marcada pela aproximação com os Estados Unidos da América, naquilo que ficou conhecida como Doutrina da segurança nacional. ... Foi marcada, assim, pela defesa da expansão do capitalismo e pelo intercâmbio cultural e técnico com os EUA.
Devido a grandes greves e paralisações, a relação do governo Dutra com os movimentos sindicais foi de negociar com os sindicalistas para chegarem em um acordo em comum, o que ocorreu utilizando-se do Ministério do Trabalho.
Lista de presidentes do Brasil