Quando temos edificações próximas a compartimentação horizontal é realizada através de afastamentos entre as edificações. Quando é necessária a compartimentação no interior da edificação, ela é realizada através de paredes portas e janelas corta fogo.
2.
A linha horizontal é uma linha reta que tem sua direção paralela ao horizonte, ou seja, uma linha deitada. Vertical é uma linha reta em pé, podendo ser de cima para baixo ou de baixo para cima.
1. Dividir em compartimentos. 2. Separar em partes diferentes.
deposição que atua sobre os minerais transformados e/ou fragmentos de rocha resultantes do intemperismo. 1- Agentes: Pluvial, Fluvial, Marinha, Eólica, Glacial, Antrópico. 2- Fases: Desagregação, Transporte e Deposição.
Outro aspecto importante, de acordo com o pesquisador do IPT, é que a compartimentação deve evi- tar não apenas que o fogo se alastre, mas também que a fumaça atinja ou- tros compartimentos: “A fumaça é o que mais mata durante um incêndio. E ela também dificulta o trabalho dos bombeiros”.
A Norma Regulamentadora NR 23 é a norma do Ministério do Trabalho e Emprego que traz diretrizes relacionadas à proteção contra incêndios nos ambientes de trabalho. ... Esta é uma das NRs mais suscintas, porém não menos importante para a segurança dos trabalhadores e para a obtenção da certificação ISO 45001.
A NR 23 estabelece que todas as empresas devem possuir proteção contra incêndio; saídas suficientes de emergência; equipamento para combater o fogo e pessoas treinadas para o uso correto desses equipamentos. Resposta: d. NR-23.
Quatro informações básicas são necessárias para se determinar quais serão as medidas de proteção, em uma edificação, contra incêndio:
A proposta conceitual dos Sistemas de Detecção e Alarme de Incêndio é detectar o fogo em seu estágio inicial, a fim de possibilitar o abandono rápido e seguro dos ocupantes do edifício e iniciar as ações de combate ao fogo, evitando assim a perda de vidas, do patrimônio e também evitar contaminação do meio ambiente.
Os objetivos da prevenção são:
Exemplo de carga incêndio específica: O valor da carga incêndio já estabelecida para a ocupação “Escolas em geral”, conforme LC nº é 300 MJ/m² (risco baixo), ou seja, independente do tipo de escola, de suas características construtivas e do material existente dentro dela, a carga incêndio sempre será ...
É o valor da carga de incêndio dividido pela área de piso do espaço considerado, expresso em megajoule (MJ) por metro quadrado (m). É o método de cálculo baseado no prévio conhecimento da quantidade e qualidade de materiais existentes na edificação em estudo.
A carga é determinada por meio do cálculo de carga de incêndio específica, que é o valor da carga de incêndio (massa em quilos do material contidos em um espaço, multiplicado pelo fator potencial do componente) dividido pela área de piso do espaço considerado, expresso em megajoules (MJ) por metro quadrado (m²).
O número mínimo calculado de extintores deve ser colocado estrategicamente em todo o edifício e a distância mínima a percorrer de 75 pés (23 m) desde qualquer ponto até um extintor não deve ser ultrapassada. Às vezes são necessários mais extintores para satisfazer a regra dos 75 pés (23m) de distância a percorrer.
Ter no mínimo dois extintores de incêndio em cada andar, do tipo PQS ou de CO2 e outro de ÁGUA PRESSURIZADA de acordo com as normas do Corpo de Bombeiros. As escadas devem ter corrimãos de acordo com a Orientação Normativa 007/84 da SEHAB sendo as pontas embutidas na parede para a segurança dos usuários.
A capacidade extintora é quem define o tamanho do fogo e a classe de incêndio que o extintor deve combater. ... Capacidade extintora 2- A É o tamanho do fogo classe A.
A principal diferença entre esses tipos de extintores está na composição do pó químico que é utilizado para extinguir o incêndio. Os extintores BC utilizam o Bicarbonato de Sódio como principal agente, e os extintores ABC usam a Amônia e seus derivados como principal componente químico.
Bicarbonato de sódio, também chamado de Pó Químico BC, é usado para apagar incêndios de líquidos e gases inflamáveis e equipamentos elétricos. Fosfato monoamônico, também chamado de Pó ABC, extingue incêndios de sólidos, líquidos, gases e eletricidade.