Este empregado deve procurar orientação nos órgãos competentes (Ministério do Trabalho e Emprego e Ministério Público do Trabalho). É possível cinseguir também orientação diretamente no sindicato de sua categoria.
Muitos direitos dos empregados são classificados como irrenunciáveis, ou seja, a grosso modo, o empregado, mesmo que tenha total vontade, não pode “abrir mão” daquele direito....
Fazer brincadeiras de mau gosto ou críticas em público. Impor horários injustificados. Transferir o trabalhador de setor para isolá-lo ou colocá-lo de castigo. Forçar a demissão do empregado.
Qualquer conduta do empregador que prejudique a intimidade ou a privacidade, ou ainda, promova o constrangimento, sofrimento, dor, angústia, tristeza, humilhação pública, entre outros danos psíquicos, pode ser reconhecido como dano moral sujeito à indenização do empregado.
REPÓRTER: É o chamado direito de recusa. A legislação é favorável para trabalhadores que estejam expostos a situações de risco grave e iminente. Ou seja, ocasiões em que possam causar acidente ou doença relacionada ao trabalho com lesão grave à integridade física do profissional.
Primeiramente o Direito de Recusa é estabelecido na legislação, para proteger os colaboradores que possam estar expostos a diversas situações com a presença de risco grave e iminente, que pode causar como consequência, acidentes e doenças.
A resposta correta consistem na seguinte afirmação: "O trabalhador não pode ser punido se alegar "direito de recusa" para se ausentar do local de trabalho", assim o trabalhador estará sendo amparado por uma lei que esta prevista na constituição federal, que o protege de esta em locais que o junque insalubre ou ...
Previsto em norma internacional, ele não é aplicável no Brasil, diferentemente do que ocorre em algumas nações europeias como Suíça e Alemanha. O trabalhador não pode ser punido se alegar “direito de recusa” para se ausentar do local de trabalho. ...
Pondere o tom de voz: é essencial saber como dizer o não para a proposta de promoção. Tome cuidado com a questão do tom, mantenha a serenidade e faça contato visual. Tente mostrar calma e segurança através da maneira como fala com seu chefe.