5 dicas para manter a alta acuracidade do seu controle de estoque
A importância da acuracidade do estoque na indústria A acuracidade do estoque é um indicador da confiabilidade das informações presentes no sistema de controle da indústria, como um ERP. Como nesse controle está a contagem dos itens disponíveis, a acuracidade informa o percentual de confiança do estoque.
A acuracidade é a apuração e análise do estoque do varejista daquilo que está presente fisicamente na loja e, também, o que está registrado no sistema de controle de mercadorias. Aliás, em alguns lugares do país essa operação é chamada de “auditoria de estoque”.
7 medidas para melhorar a gestão do estoque
É possível fazer isso da seguinte forma:
Como fazer controle de estoque no Excel com um modelo pronto de planilha
MÉTODO PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai) O denominado PEPS é um dos métodos de valorização de estoques. Com base nesse método, apura-se o custo em base histórica: o primeiro que entra é o primeiro que sai (PEPS). Também conhecido como FIFO (sigla, em inglês, de “first in, first out”).
Como calcular o custo médio ponderado? Assim como a maior parte das ferramentas da Contabilidade, para descobrir esse valor de estoque, é preciso fazer uma conta. A fórmula do custo médio ponderado é: CMP = Valor total do estoque / Número de itens comprados e armazenados.
Mas o que é ficha de estoque? É basicamente um relatório que pode ser organizado em formato de planilha, reunindo de maneira detalhada todas as informações relacionadas aos produtos que entram e saem do estoque de uma empresa comercial.
De posse desses três componentes é fácil calcular o CMPC – pelo resultado da média entre o custo de capital próprio e o custo de capital de terceiros ponderada pela estrutura de capital: em que informa montante de recursos próprios investidos do projeto/empresa, e informa o montante de recursos de terceiros investidos.
Custo Médio Ponderado de Capital O CMPC é obtido pelo custo de cada fonte de capital, ponderado por sua respectiva participação na estrutura de financiamento da empresa. ... Calcular o valor do CMPC da empresa, financiada pelo Patrimônio Líquido (PL) de $ 600.
O payback mostra em quanto tempo você recupera o dinheiro investido em um projeto. ... Nesse caso, estamos falando de um prazo específico para o retorno do projeto, que ajuda o empreendedor a decidir se vale a pena e se há caixa suficiente para esperar.
Para simplificar ainda mais, podemos usar a fórmula do payback simples: payback = investimento inicial / ganho no período. Nesse caso, teremos: payback = 200 mil / 100 mil; payback = 2.
Payback simples é um indicador financeiro que revela o tempo necessário para recuperar o custo de um investimento. Ou seja: equivale ao prazo de retorno do investimento, ou quanto tempo ele leva para “se pagar”, na linguagem popular.
Logo, o payback descontado é igual ao payback simples, com a diferença de que considera os fluxos descontados (trazidos a valor presente) para encontrar quando os fluxos de caixa pagam o investimento inicial. ... Isto ocorre porque o valor presente acumulado não chega a zero.
Aqui, você já tem o cálculo do payback considerando o fluxo de caixa, mas é preciso ponderar, como já destacamos, os juros compostos desse capital. Para simplificar, vamos direto à fórmula aplicável, considerando uma taxa de 10% a.a. para o período de um ano: PV = FV/(1 + I)...Payback Descontado: