Uma das áreas de especialização mais procuradas é a Fisioterapia Traumato-Ortopédica. Essa área é responsável por atuar na investigação, na prevenção e no tratamento de doenças e disfunções relacionadas a ossos, músculos, articulações e ligamentos.
Depende de cada caso. A fisioterapia mais intensiva pode ser iniciada após a consolidação da fratura que normalmente leva cerca de 8 a 10 semanas. Entretanto a fisioterapia assistida com movimentos suaves da articulação do tornozelo pode ser iniciada mais precocemente, com cerca de 3 semanas após a cirurgia.
O fisioterapeuta utiliza recursos para estabilizar a coluna e evitar que sensibilize os nervos que saem dela para outras regiões do corpo. Além de tratar as causas, a fisioterapia possui técnicas para aliviar os sintomas da inflamação, bem como reduzir sua intensidade, acelerando a recuperação.
A fisioterapia pode atuar no desenvolvimento de ações preventivas, mesmo antes que as situações ou doenças produzam sinais e sintomas , como, por exemplo, corrigindo posturas anômalas, indicando a maneira mais correta de desenvolver determinada atividade física ou prevenindo sequelas de doenças.