Útero: Fase secretora Quando: Da ovulação até o começo da próxima menstruação. O que: O tecido do útero libera ou secreta substâncias químicas que vão ou ajudar uma gravidez inicial a se fixar se um óvulo foi fecundado, ou ajudar a desfazer o tecido se o óvulo não foi fecundado.
Durante o ciclo menstrual, o endométrio sofre modificações ocasionadas pela ação dos hormônios estrógeno e progesterona. Apesar de ser um processo contínuo, é possível perceber a presença de três fases: fase menstrual, fase proliferativa e fase secretora.
Significa que o tecido que reveste internamente o útero está mais espesso que o habitual, porém seu ginecologista deve analisar este dado conjuntamente com sua idade, ciclo menstrual e uso de medicamentos.
O ciclo menstrual é dividido em 3 etapas: fase folicular, ovulatória e lútea.
Fases do ciclo menstrual. Existem duas fases principais do ciclo menstrual que diferem entre si, a fase folicular e a fase lútea. Ainda pode-se reconhecer uma terceira fase, a ovulatória, caracterizada pelo momento da ovulação.
Para calcular o ciclo menstrual da mulher, deve se levar em consideração o período entre 25 e 30 dias, sendo mais comum o de 28 dias. Para calcular o seu ciclo menstrual, especificamente, basta verificar o intervalo de tempo entre o primeiro dia da sua menstruação do mês e o primeiro dia da menstruação seguinte.
Em 25% das gestantes, o primeiro sintoma é o enjoo, em 17% são as alterações nas mamas, em 8% é o cansaço e o excesso de sono, e em cerca de 3% é o sangramento de implantação, que é um pequeno sangramento vaginal que ocorre quando o embrião se implanta no útero.
5 sintomas pode podem surgir na 1ª semana de gravidez
Na 9ª semana o bebê ainda tem a cabeça maior que o restante do corpo, sua face é bem larga o que deixa seus olhos separados, meio que de lado ainda. Também já está sendo caracterizado mais visivelmente o órgão sexual do bebê, mas ainda não é possível ainda ver no ultrassom.