Na fase ativa, a mulher se concentra só no trabalho de parto. A fase ativa começa quando a mulher está com seis centímetros de dilatação, o colo fino e contrações regulares a cada três minutos. É muito normal a mulher vocalizar mais nesse período e a emitir sons que a ajudam a lidar com a dor.
Geralmente, o tampão é liberado em até duas semanas antes do nascimento e, portanto, é um dos primeiros sinais de trabalho de parto. A sua saída indica que o parto está próximo de acontecer, mesmo que o bebê ainda demore mais alguns dias para nascer.
Dói quando o tampão mucoso sai? Não. O comum é que a perda desse tampão mucoso não provoque dor, pois é secretado um volume muito pequeno de muco gelatinoso. Apesar se ser possível senti-lo saindo, não deve ser algo que cause desconforto e dor.
O contato sexual não faz qualquer mal para o bebê, já que está protegido pelos músculos do útero e pelo saco amniótico. Além disso, a presença de um tampão mucoso no colo do útero também impede a entrada de qualquer micro-organismo ou objeto no interior do útero.
Posição sexual perigosa na gravidez “Porém, a posição “de quatro” contribui também com outro fator: os movimentos do pênis podem fazer com que haja um acúmulo de gás na vagina, acarretando um trauma em seu fundo e causando hemorragia”, explica a médica.
Como saber o quão dilatada eu estou?
A bolsa vai sempre romper depois que a mulher entrar em trabalho de parto. A bolsa da mulher geralmente rompe após o início das contrações, mas isso não é uma regra. De acordo com Pedro Awada, pode haver casos em que a bolsa rompe antes de as contrações aparecerem, mas isso não traz qualquer risco ao bebê ou à mãe.
Porém, o trabalho de parto pode ocorrer até o final sem a bolsa estourar, assim como a bolsa pode romper espontâneamente e a paciente não entrar em trabalho de parto.