C6H14
Assim, basta multiplicar os índices dos elementos na fórmula mínima por 8 para achar a fórmula molecular, que é: C8H8. 2º) Por meio da fórmula percentual ou centesimal, que indica a quantidade em massa de cada elemento em 100 partes de massa da substância pura.
C9H20
Explicação: 1° passo: contar os elétrons da camada de valência. 2° passo: completar a estrutura com ligações simples, e descontar o número de elétrons gastos nas ligações. 3° passo: preencher as camadas de valência restantes com os elétrons livres (elementos a partir do terceiro período podem expandir o octeto).
As Fórmulas de Lewis ou Estruturas de Lewis são diagramas utilizados para mostrar os elétrons de valência de um determinado átomo. A compreensão das Estruturas de Lewis, juntamente com a Regra do Octeto, é de fundamental importância no entendimento das ligações químicas.
O Cálcio é um elemento pertencente à família 2 a da tabela periódica, o que indica que ele precisa doar dois elétrons para se estabilizar. Já o cloro é um elemento da família VII A, o que indica que ele precisa receber 1 elétron para se estabilizar. Dessa forma, sua fórmula molecular é a CaCl2.
Fórmula molecular: CO2 Fórmula estrutural: O=C=O. Fórmula eletrônica: seria a representação onde aparecem todos os elétrons na camada de valência (elétrons da ultima camada) de cada átomo representando as ligações.
A fórmula utilizada geralmente é a fórmula unitária, que é aquela que representa a proporção expressa pelos menores números possíveis de cátions e ânions que compõem o retículo cristalino, de modo que a carga total do composto seja neutralizada.
Ligação Iônica