Na literatura, um ponto de vista é a perspectiva a partir da qual uma história é contada. O escritor pode escolher escrever seu livro sob uma de 3 perspectivas, a saber: Primeira pessoa (“eu” e “nós”). Limita o leitor à perspectiva de apenas uma personagem.
Os pronomes pessoais referem-se às pessoas do discurso, ou seja, aos agentes envolvidos no enunciado, podendo ser a 1ª, a 2ª ou a 3ª pessoa, do singular ou do plural. São elas: 1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); ... 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural).
Me sentei em um banco , que ficava de frente para a cerca , me alonguei , e esperei o pelotão passar, foi então que comecei a correr com se tivesse as asas de PÉGASO nos meus pé . Em uma NARRATIVA em 3ª pessoa usamos o ELE ( 3ªpessoa do singular) ou ELES ( na 3ª pessoa do plural ).
Em uma narrativa que utiliza a terceira pessoa, você deve contar uma história em que se refira a seus personagens como "ele" e/ou "eles".
Faça uma dissertação usando a terceira pessoa do singular ou plural (ele, ela, eles, elas). 8) Leve a prova a sério. Não faça piadinhas, brincadeiras, nem seja preconceituoso nas ideias. 9) Seja simples e objetivo.
No texto dissertativo argumentativo, o autor tenta convencer o leitor de sua tese. ... O texto pode ser escrito na terceira pessoa do plural (objetivo) ou na primeira pessoa do singular (subjetivo).
Já a Dissertação Argumentativa (sobretudo) se caracteriza pelo afastamento autor-leitor, motivo pelo qual a 1ª pessoa do singular (eu) não é usada e a 1ª pessoa do plural (nós) deve ser evitada”, explica Simone. Por isso, é indicado que o participante utilize a 3° pessoa, do singular ou do plural, em seu texto.
Em geral, a redação dissertativa é escrita na terceira pessoa do singular, mas em algumas provas é permitido que o candidato escreva em primeira pessoa. Certifique-se se existe alguma orientação nesse sentido no enunciado da questão.
A impessoalização da linguagem é uma técnica muito utilizada nos textos do tipo dissertativo-argumentativo, servindo para eliminar marcas de subjetividade do discurso. Você já deve saber que uma das características principais do texto dissertativo-argumentativo é a impessoalidade da linguagem.
Veja a seguir algumas dicas importantes para usar na hora de criar a sua redação.
Veja bem, se um texto dissertativo já é, em si mesmo, um tipo de texto no qual o autor expõe o sua opinião, torna-se desnecessário marcas como “eu acho” e “na minha opinião”. Teremos a impessoalidade no uso dos verbos na 3ª pessoa do singular e do plural (geralmente acompanhados do pronome “se”).
A recomendação da professora é sempre utilizar a terceira pessoa do singular ou plural (ele/eles). Isso porque a redação deve ser objetiva e impessoal. Ao utilizar frases como “eu acho” ou “na minha opinião” em seu texto, demonstra aos corretores que sua posição não está embasada em argumentos sólidos.
Os passos
É preciso apresentar a sua tese, argumentos em uma proposta no texto argumentativo da Redação do Enem. A partir daí, abre-se espaço para as argumentações. Toda ideia deve ser embasada o suficiente para que o leitor não sinta nenhuma dúvida sobre a relevância do conteúdo.
Dicas essenciais para escrever um bom texto