O Código de Hamurabi é um conjunto de leis criadas pelo sexto rei da Suméria Hamurábi, da primeira dinastia babilônica, no século XVIII a.C., na Mesopotâmia. É um código baseado na lei do Talião, que representa uma dura retaliação do crime praticado e de sua pena.
* O principal imperador babilônico. Ele coordenou a construção de numerosos edifícios públicos, canais de irrigação e açudes. Sua obra mais célebre, porém, foi um código de leis, chamado Código de Hamurabi, baseado na Lei do Talião.
O Rei Hamurabi foi o responsável pelo Código de Hamurabi. Nabucodonosor foi o maior rei da Babilônia. Os Jardins Suspensos da Babilônia está entre as sete maravilhas do mundo antigo.
Babilônia foi fundada no início do terceiro milênio a.C., entre os rios Eufrates e Tigre, ao sul da atual Bagdá, no Iraque. ... Após Nínive ter sucumbido aos medos e aos babilônios em 612 a.C., a cidade foi destruída e nunca recuperou sua antiga importância.
Hamurabi unificou as cidades - estados da Mesopotâmia, erguendo assim o primeiro Império Babilônico. Criou o código de Hamurabi, um conjunto de leis severas, e primeiro código de leis da História. Reformulou a religião. Implantou normas revolucionárias de de administração.
A importância do Código de Hamurabi foi a implantação de um código jurídico que ordenasse as relações sociais entre os habitantes do primeiro império babilônico. Dessa forma, o código substituiu a tradição oral, que ensinava as leis de geração para geração.
Codificar o direito é coordenar as regras pertinentes às relações jurídicas de uma só natureza, criando um corpo de princípios dotados de unidade e deduzidos sistematicamente. Este artigo trata sobre a idéia de codificação do direito partindo do conceito de Código, passando pelos códigos do nosso século.
Com certeza, a criação de cada uma delas foi determinante para a sociedade que conhecemos hoje.