A origem de Charqueadas está ligada ao charque (carne bovina seca e salgada). Charqueadas eram os locais onde se fazia o charque, a partir do final do século XIX. Os tropeiros conduziam o gado até a foz do Arroio dos Ratos, afluente do rio Jacuí. Ali o gado era abatido a a carne transformada em charque.
Enquanto na atividade criatória os trabalhadores eram homens livres, como no sertão nordestino, nas charqueadas o escravo negro foi usado com frequência. A capitania do Rio Grande foi considerada o "inferno dos negros", pois lá tratavam os escravos rudemente, como bem retrata a lenda do Negrinho do Pastoreio.
Por sua importância histórica, as charqueadas se transformaram em atração turística, cultural e símbolo da cidade de Pelotas. A Rota das Charqueadas possui 4 empreendimentos em funcionamento: Charqueada Boa Vista, Sao João, Santa Rita e Costa do Abolengo.
Segundo o guia turístico, as cerca de 40 charqueadas, que existem até hoje na cidade, empregavam centenas de escravos na produção e no transporte da carne salgada. ... Aqui viviam as escravas e os filhos mais novos. Estes escravos geralmente trabalhavam no interior do casarão, servindo os donos da propriedade.
As charqueadas permitiram o aproveitamento da carne até então sem valor de mercado. ... As charqueadas representaram uma verdadeira revolução no panorama pastoril do Rio Grande do Sul, integrando a região ao abastecimento das populações coloniais, principalmente da região mineradora.
O charque era produzido, assim como no Altiplano Andino, para a manutenção da carne. Basicamente, servia para a alimentação dos escravos que trabalhavam no Ciclo da cana-de-açúcar. Os mercados produtores de carne bovina eram os estados de Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.
Origem do nome - Sendo a zona um sertão bruto e de caça abundante, atraia numerosos caçadores que certa vez tiveram que Charqueada a carne para não perde-la, daí surgindo Charqueada, lugar onde foi feita a Charqueada.
O município Charqueada está localizado no Estado Brasileiro São Paulo - SP. Charqueada possuí uma área total de 175,85 Km². Sua população no ano de 2010 era de 15.
“Geralmente, ponta de agulha e cortes dianteiros são usados para o charque. Já a alcatra e contrafilé vão para a carne-seca....
Depois da dessalga devemos conservar a carne seca na geladeira e também sugerimos manter em todo o processo. Após a dessalgada a carne deverá ser conservada sob refrigeração e recomenda-se que seja consumida no máximo em 72 horas.
"Você pode recongelar qualquer coisa, desde que tenha sido manuseada propriamente", diz Tina, acrescentando que é seguro desgelar e depois congelar novamente frutas, vegetais, pães, bolos, comidas processadas e outros itens. No entanto, o processo pode afetar a textura, cor e sabor desses alimentos.
TEMPERE COM SAL, ALHO, PIMENTA DO REINO E ERVAS DE SUA PREFERENCIA. CUIDADO PARA NÃO SALGAR! COMO VAI FICAR TEMPERADO POR VÁRIOS DIAS O IDEAL É COLOCAR POUCO SAL. E ACREDITEM, SE SUA GELADEIRA FOR BOA E GELAR DIREITINHO A CARNE VAI DURAR NA GELADEIRA POR 4 A 7 DIAS!