Prefixo e Sufixo são morfemas que se juntam às palavras a fim de formar novas palavras. ... ... Ou seja, se estiver antes do radical é prefixo, mas se estiver depois do radical é sufixo.
Prefixo e Sufixo são morfemas que se juntam às palavras a fim de formar novas palavras. ... Ou seja, se estiver antes do radical é prefixo, mas se estiver depois do radical é sufixo. Exemplos: antipatia (anti = prefixo)
Resposta: O radical da palavra é exist-. A vogal temática é a letra -e. E a desinência, a letra -m, que indica a flexão da palavra.
O radical é a parte menos variável do verbo, apresentando o seu significado lexical.
O verbo ouvir é um verbo irregular, apresentando uma alteração no radical de ouv- para ouç- em algumas formas conjugadas do presente do indicativo, presente do subjuntivo e imperativo.
Assim como o radical se mantem sempre o mesmo, as palavras derivadas de estudar continua com o ESTUD, porém muda o sufixo, como ESTUDANDO(ESTUD+ANDO). O radical é a base da palavra e o sufixo é um elemento acrescentado para formar as palavras.
O radical de " Sofre" é 1 ( ) sofre.
Indicativo
Os verbos “falar” e “brincar”, por exemplo, são conjugados do mesmo jeito, bastando substituir o radical da tabela. O radical não sofre nenhuma modificação em sua forma.
brincar - verbo
Vai brincar lá fora!...brincar.
ConjugaçãoEditar
Brincando vem do verbo brincar. O mesmo que: entretendo, distraindo, divertindo, folgando, recreando, zombando, trebelhando, galhofando.