A energia reativa, medida em kVArh, é a componente da energia elétrica que não realiza trabalho, mas é consumida pelos equipamentos com a finalidade de formar os campos eletromagnéticos necessários para o funcionamento.
Os Bancos de Capacitores são painéis elétricos que controlam as oscilações de potência dos equipamentos. Eles podem ser instalados por grupos de cargas, ou seja, em um setor com diversas máquinas para correção de fator de potência coletivo ou de modo localizado junto ao equipamento a ser corrigido.
O capacitor é usado em muitas funções importantes nos circuitos eletrônicos, como, por exemplo, na determinação da frequência de operação, em circuitos de filtros, em circuitos de tempo, na filtragem de correntes e de sinais. Em uma máquina fotográfica, por exemplo, ele é utilizado para armazenar cargas do flash.
São capacitores supressores de ruídos e picos de tensão, também são conhecidos como capacitores de segurança. Além disso, desempenham a função de filtros, como o filtro “EMI – Interferência Eletromagnética” e “RFI – Interferência por Radio Frequência”.
Esses capacitores são destinados principalmente a redução da interferência assimétrica. Normalmente são conectados entre a linha de alimentação e o gabinete aterrado do equipamento.